sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Governadora defende na Califórnia projetos de combate ao desmatamento no Pará

Governadora Ana Júlia representa o Pará no Fórum Global de Governadores sobre Floresta e Clima, na Califórnia. O Pará se destaca no grupo porque tem políticas definidas de combate ao desmatamento.

Los Angeles - O ator Harrison Ford, que imortalizou no cinema o personagem Indiana Jones, defendeu que a proteção às florestas tropicais integrem os acordos a serem discutidos em Copenhagen, durante a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Clima (COP 15), em dezembro próximo. A manifestação de Ford foi feita durante a abertura do Fórum Global de Governadores sobre Clima e Floresta (GGCS2), que está sendo realizada em Los Angeles, Califórnia, sob a liderança do governador Arnold Schwarzenegger. A governadora Ana Júlia Carepa, que participa do evento, se reúne, hoje, com organizações não governamentais para falar de programas e projetos de combate ao desmatamento no estado.

Harrison Ford, que é um dos vice-presidentes mundiais da Conservação Internacional (CI), considera que existe um desafio a ser enfrentado, que é o combate ao desmatamento e a proteção às florestas, levando em conta que cerca de 800 milhões de pessoas dependem dessas florestas, sem contar as inúmeras riquezas que compõem a biodiversidade dessas áreas.

Sem esconder o entusiasmo por recepcionar pela segunda vez os governadores e um grupo técnico de alto nível, de mais de 70 estados, províncias e regiões de vários continentes, Arnold Schwarzenegger disse não ter dúvidas de que as discussões em torno desses temas resultarão em ações práticas por parte dos governos de vários países.

Citou como exemplo as ações da Califórnia que estão sendo adotadas pelo governo Barack Obama, como o estabelecimento de metas de redução de emissões para veículos leves. "Os governadores são os motores da mudança, basta enxergar os programas desenvolvidos por estados do Brasil, México e Indonésia", disse.

Governadores - Após a abertura do GGCS2, os governadores Ana Júlia Carepa, Binho Marques (Acre), Valdez Goés (Amapá), Eduardo Braga (Amazonas) e o vice-governador do Mato Grosso, Sinval Barbosa, se reuniram para discutir a dinâmica que irão adotar no painel que participarão na sexta-feira, 2. O tema será florestas e cada um terá um tempo de 10 minutos para fazer sua explanação e ao final participarão de um debate, quando poderão discorrer sobre seus programas e projetos. As inscrições para este painel se encerraram antes mesmo da abertura do evento.

Nesta quinta-feira, 1º, a governadora Ana Júlia Carepa se reúne, em uma agenda paralela, às 10h30 da manhã, horário local, com organização não governamentais, sob a liderança da The Nature Conservancy, operadores do mercado de carbono e possivelmente o governador do Wisconsi, Jim Doyle, para falar de programas e projetos de combate ao desmatamento no estado.

À noite os governadores se reúnem com o governador Schwarzenegger, para assinar um protocolo de entendimento conjunto. Depois da Califórnia, os governadores voltam a se reunir dia 14 de outubro em Manaus, ocasião em que a Força Tarefa vai apresentar a eles os resultados dos trabalhos e acordos firmados; e dia 16 se reúnem em Macapá para mais uma edição do Fórum de Governadores da Amazônia. (Ivonete Motta - Secom)

Nenhum comentário: