segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dilma Roussef diz que o Brasil só cresce se o Pará se desenvolver

A governadora Ana Júlia, a ministra Dilma Roussef e o ministro Alexandre Padilha assistiram à passagem da imagem da virgem de Nazaré do prédio da CDP

A ministra Dilma Roussef ajudou crianças e idosos que quase eram esmagados pela multidão na entrada da avenida Presidente Vargas A governadora Ana Júlia, a ministra Dilma Roussef e o ministro Alexandre Padilha assistiram à passagem da imagem da virgem de Nazaré do prédio da CDP A governadora distribuiu água aos romeiros que passavam em frente ao Centro Integrado do Governo, na avenida Nazaré, para pagar uma promessa Belém - A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Roussef, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Círio de Nazaré. Ela disse que não se pode falar em crescimento do Brasil sem que o Pará esteja no centro da conversa. "O Brasil só vai crescer se o Pará se desenvolver", enfatizou a ministra.

Acompanhada da governadora Ana Júlia, a ministra assistiu à passagem da imagem da Virgem no prédio da Companhia Docas do Pará. Ela se disse impressionada com a força da multidão em torno da imagem e comparou o movimento dos devotos a uma onda, uma manifestação que é ao mesmo tempo fé e anseios.

A ministra, a governadora e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, socorreram pessoas que passaram mal e crianças que se perderam dos pais.

Dilma Roussef ficou especialmente tocada com as centenas de miniaturas de casas carregadas pelos romeiros. Ela conversou com algumas pessoas e ouviu delas que estavam pagando promessas. Outras esperam pela graça de conseguir sua casa própria. "Fico satisfeita com o programa que fizemos, Minha Casa, Minha Vida, pois a casa é o local em que as pessoas se sentem seguras, um espaço para criar os filhos e desfrutar os bons momentos de sua vida".

A ministra Dilma admitiu que fez alguns pedidos e, em tom de brincadeira, disse que não iria revelar o que pediu: "é segredo de fonte".

Ela também viu da sacada do hotel onde se hospedou a Festa da Chiquita, uma tradicional manifestação do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) que integra o calendário do Círio de Nazaré e é realizada no sábado à noite, véspera da procissão.

A governadora Ana Júlia disse que o Círio este ano está carregado de uma emoção especial e citou o centenário da Basílica de Nazaré e a restauração da Catedral de Belém, ponto de partida da procissão, patrimônio histórico dos paraenses. Segundo a governadora, não dá para descrever a emoção do Círio, só para senti-la.

Na CDP, estiveram também o ministro em exercício de Ciência e Tecnologia, José Elias; o prefeito Duciomar Costa e autoridades regionais e municipais.

Depois de assistir à passagem da Berlinda da CDP, a governadora foi ao Centro Integrado de Governo, na avenida Nazaré, e distribuiu água mineral aos romeiros. "É uma promessa", explicou Ana Júlia, que repete o gesto todos os anos.

O ministro de Projetos Estratégicos, Daniel Vargas, o vice-governador Odair Correa, vários parlamentares e secretários de Estado também assistiram à procissão do CIG. O ministro veio pela primeira vez e esteve, no sábado, na romaria fluvial, na cerimônia da Descida do Glória e na Trasladação. "Acredito que as pessoas deveriam pelo menos uma vez ter essa experiência, de ver como a sociedade se mobiliza. Eu já tinha lido sobre o Círio, mas nunca tinha estado em Belém. Me surpreendeu muito." (Secom).

Nenhum comentário: