quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Candidatos têm até esta quarta-feira (14) para pedir mudança de local da prova do Enem

Ministro da Educação Fernando Haddad

Os candidatos inscritos para fazer a prova do Enem, remarcada para os dias 5 e 6 de dezembro, têm até a meia-noite desta quarta-feira para solicitar a alteração do local das provas, por meio do site do Inep (órgão do MEC).

Os interessados devem acessar o site do Inep (órgão ligado ao MEC) e acessar o link "Acompanhe sua inscrição". O candidato deverá usar o número do seu CPF e sua senha para acessar a página. O MEC ainda ressaltou que todos os candidatos --que alterarem o local ou não-- receberão um novo cartão de confirmação do exame, data e local específicos da realização da prova.

A prova do Enem, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 deste mês, foi suspensa após o conteúdo das questões vazar. Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em parte das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem.

Devido ao adiamento, universidades como a USP e a Unicamp decidiram não utilizar a nota do Enem em seu vestibular. Já outras instituições decidiram alterar seus calendários que tinham as datas dos vestibulares no mesmo dia da prova do Enem.

Após a fraude, o Ministério da Educação rompeu o contrato com o consórcio Connasel, responsável pela aplicação do exame. A empresa, porém, nega falhas na segurança. Cinco pessoas foram indiciadas pelo crime, entre eles estão Felipe Pradella, Felipe Ribeiro e Marcelo Sena --funcionários da Cetro, uma das três empresas que compõem o consórcio.

A licitação foi fechada em R$ 116 milhões, e, segundo o ministério, já haviam sido pagos R$ 35 milhões. Uma parceria entre a Cesgranrio e a Cesp deve ficar responsável pela aplicação das novas provas, nos dias 5 e 6 de dezembro.

Nesta quarta, o ministro da Educação, Fernando Haddad, participa de reuniões na Câmara dos Deputados e no Senado Federal para esclarecer aos parlamentares a fraude no Enem. (Folha Online).

Nenhum comentário: