quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O istinto maternal

Galinha adota filhotes de gato em Bauru, no interior de São Paulo

SÃO PAULO - O instinto maternal pode criar situações inusitadas, como uma galinha que adotou gatinhos no em chácara em Bauru, cidade do interior de São Paulo. Os gatinhos são recém-nascidos e devem ter no máximo três dias. Durante todo o tempo, eles recebem o calor e atenção da mãe adotiva, mas a verdadeira não abandonou os filhotes. Ela observa os gatinhos de cima do muro.

O produtor rural Marcos Gomide acredita que a gata aproveitou o momento em que a galinha saiu do cesto para ter os filhotes no local. A galinha se apegou aos gatinhos rapidamente, a ponto de não deixar ninguém se aproximar deles. Ele conta que os gatos foram colocados na chácara para espantar os ratos que comiam a ração das galinhas.

- Acho que agora a galinha está retribuindo o trabalho dos gatos e cuidando dos filhotes - diz o produtor.

Toda vez que alguém chega perto ela fica incomodada e é justamente isso que preocupa a proprietária da chácara, Silmara Simonagio porque dessa forma os bichinhos não poderão ser alimentados.

- Vamos ter que tirar a galinha de lá para que a mãe verdadeira possa amamentar os filhotes - diz ela.

No finla da manhã, a galinha foi retirada e a mamãe gato pode alimentar os filhotes. Mas a mãe adotiva voltou assim que ela saiu.

O caso atraiu a atenção dos vizinhos como o produtor rural Antonio Indrigo e o funcionário Fernando Roque, que só acreditou vendo a cena.

Um veterinário disse que é mais comum que aves adotem filhotes de outras aves e mamíferos cuidem de filhotes de outros mamíferos. O caso da galinha que adotou gatinhos é uma exceção. (TV TEM).

Nenhum comentário: