quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Regina Lima toma posse como presidente da Abepec

A governadora Ana Júlia Carepa ressaltou que a comunicação pública está comprometida com a transformação para a cidadania

A governadora Ana Júlia Carepa ressaltou que a comunicação pública está comprometida com a transformação para a cidadania A necessidade de valorização dos trabalhos realizados pelas emissoras públicas foi enfatizada pela nova presidente da Abepec, Regina Lima A nova presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Regina Lima, tomou posse nesta terça-feira (27) em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Regina Lima preside a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e vai substituir Antônio Achilis, da Rede Minas.

No discurso de posse, Regina elogiou o trabalho desenvolvido pela antiga gestão da Abepec e ressaltou a necessidade de valorização dos trabalhos desenvolvidos pelas emissoras públicas brasileiras. Para ela, a comunicação é um direito do cidadão e um dever do Estado. A nova presidente defendeu a formação de uma rede de comunicação pública forte, para a qual serão também necessárias TVs públicas igualmente marcantes.

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, compareceu ao evento. Em seu discurso, ela frisou a importância que tem uma mulher do Norte do país assumir a presidência de uma instituição como a Abepec. "Isso demonstra que as mulheres estão ocupando cada vez mais cargos estratégicos na gestão pública e, mais do que isso, estão preparadas para exercer essas funções", destacou Ana Júlia Carepa. A governadora acrescentou que a comunicação pública é o espaço mais democrático para a livre expressão de ideias e manifestações sociais, pois está comprometida com a transformação para a cidadania e a construção de uma identidade coletiva.

Tereza Cruvinel, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), destacou a importância da Abepec para o fortalecimento e a construção da rede pública de televisão. "A TV Brasil tem nas emissoras da Abepec grandes parceiras. Somos parceiros de mão dupla", reiterou.

Qualificação - Regina Lima é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (1983), tem mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura também pela UFRJ (2001). É professora adjunta III (licenciada) da UFPA e do programa de pós-graduação do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea). Exerceu o cargo de chefe de departamento do curso de Comunicação Social da UFPA, no período de 2002 a 2004.

A nova diretoria da entidade para o biênio 2009-2011 é composta ainda por Indira Amaral, da Aperipê de Sergipe (programação); Ana Paula Gobbi, da TVE do Mato Grosso do Sul (marketing); Josimey Costa, da TV Universitária do Rio Grande do Norte (tecnologia); Paulo Markun, da TV Cultura de São Paulo (tesouraria) e Gilson Santos, da TV Palmas do Tocantins (secretaria).

Vários deputados federais e dirigentes das emissoras públicas participaram da solenidade. (Secretaria de Comunicação)

Nenhum comentário: