segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Operação interdita 37 matadouros clandestinos

Cerca de 600 mil bois são abatidos clandestinamente por ano no Pará. O dado foi divulgado ontem, pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), após a conclusão da “Operação Carne Quente”, que interditou 37 matadouros clandestinos em 17 municípios do Estado. A operação conjunta entre Ministério Público Estadual, Adepará, Polícia Militar e Procon resultou ainda na prisão de cinco pessoas.

Segundo o promotor de Defesa do Consumidor, Marco Aurélio Nascimento, a operação foi motivada por denúncias feitas à Adepará. Entre as irregularidades encontradas estavam a falta de câmaras frigoríficas, péssimas condições de higiene e de armazenamento dos animais, despejo de dejetos e restos de animais nos rios, funcionários sem equipamentos de proteção individual e utilização de produtos químicos para o clareamento da carne. “Os locais não atendiam as mínimas exigências e não tinham nenhuma condição de funcionamento. É um desrespeito ao direito do consumidor e também ao meio ambiente”.

Entre os municípios fiscalizados estão Marabá, Parauapebas, Eldorado, Cametá, Moju, Goianésia e Tailândia. O matadouro do Moju foi multado por desobediência.

As fiscalizações devem continuar durante todo o ano. O promotor Marco Aurélio orienta os consumidores a comprarem carne apenas em locais certificados. “Comprar essas carnes clandestinas é um risco sério”, alerta. (Diário do Pará)

2 comentários:

DL disse...

Vc deveria colocar materias de sua altoria, essa de copiar noticias de jornal nao é bom pois quem tem acesso a net ler os jornais , procure colocar noticias sua, va atraz, publique os seus pensamentos é pra isso que serve um blog. Escolha um lado e use sua inteleigencia pra defender suas idéias.

Iremar Araújo disse...

Caro "DL" das 02:52, agradeço o seu comentário, que é pertinente e vou procurar dentro do possível publicar mais notícias de Parauapebas e Região.
Ao mesmto tempo, solicito a tua colaboração no sentido de enviar-me algumas notícias do teu conhecimento.

Atenciosamente,

Iremar Araújo