
Governadora Ana Júlia discute com outros governadores da Amazônia, em Macapá (AP) ações para reduzir impactos ambientais na região A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, participou, na manhã de hoje (16), da sexta reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Macapá, no Amapá. O Fórum integra os nove governadores da Amazônia e respectivas bancadas na defesa dos interesses da região Norte.
Do Fórum resultará a Carta do Amapá, um documento que será elaborado e assinado pelos governadores da Amazônia Legal e que norteará o posicionamento brasileiro sobre as mudanças climáticas.
O documento será apresentado na 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-15), da ONU, em Copenhague, em dezembro de 2009.
Pela parte da manhã, os governadores assistiram a uma apresentação da força tarefa mobilizada pelo governo federal para avaliar os instrumentos de redução de impactos ambientais na Amazônia.
Estão na pauta de hoje ainda a apreciação da minuta da Carta do Amapá, formatada pelos secretários de planejamentos dos estados, que se reuniram ontem, e o Fundo Verde de Participação dos Estados, para a proteção do meio ambiente, o chamado FDE Verde, que tramita no Congresso Nacional.
Outro tema importante nesta edição do Fórum é o posicionamento comum dos estados sobre o Programa de Estradas Vicinais da Amazônia (Previa). O programa do governo federal tem como objetivo apoiar os governos estaduais com investimentos em vias secundárias que interliguem os assentamentos, comunidades agrícolas e localidades de difícil acesso, para que possam viabilizar o escoamento da produção local. O projeto prevê a recuperação destas estradas para conectar às áreas isoladas.
Deve ser definida também uma posição sobre o apoio a aviação regional, cuja demanda reprimida não tem gerado investimentos das operadoras comerciais do país. O primeiro Fórum de Governadores foi realizado em maio de 2008, em Belém (PA), com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A reunião de hoje acontece no hotel Ceta, em Macapá, e vai até o inicio da noite. (Secretaria de Comunicação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário