sábado, 17 de outubro de 2009

Ana Júlia debate mudanças climáticas com governadores da Amazônia

Governadora Ana Júlia discute com outros governadores da Amazônia, em Macapá (AP) ações para reduzir impactos ambientais na região

Governadora Ana Júlia discute com outros governadores da Amazônia, em Macapá (AP) ações para reduzir impactos ambientais na região A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, participou, na manhã de hoje (16), da sexta reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Macapá, no Amapá. O Fórum integra os nove governadores da Amazônia e respectivas bancadas na defesa dos interesses da região Norte.

Do Fórum resultará a Carta do Amapá, um documento que será elaborado e assinado pelos governadores da Amazônia Legal e que norteará o posicionamento brasileiro sobre as mudanças climáticas.

O documento será apresentado na 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-15), da ONU, em Copenhague, em dezembro de 2009.


Pela parte da manhã, os governadores assistiram a uma apresentação da força tarefa mobilizada pelo governo federal para avaliar os instrumentos de redução de impactos ambientais na Amazônia.

Estão na pauta de hoje ainda a apreciação da minuta da Carta do Amapá, formatada pelos secretários de planejamentos dos estados, que se reuniram ontem, e o Fundo Verde de Participação dos Estados, para a proteção do meio ambiente, o chamado FDE Verde, que tramita no Congresso Nacional.

Outro tema importante nesta edição do Fórum é o posicionamento comum dos estados sobre o Programa de Estradas Vicinais da Amazônia (Previa). O programa do governo federal tem como objetivo apoiar os governos estaduais com investimentos em vias secundárias que interliguem os assentamentos, comunidades agrícolas e localidades de difícil acesso, para que possam viabilizar o escoamento da produção local. O projeto prevê a recuperação destas estradas para conectar às áreas isoladas.

Deve ser definida também uma posição sobre o apoio a aviação regional, cuja demanda reprimida não tem gerado investimentos das operadoras comerciais do país. O primeiro Fórum de Governadores foi realizado em maio de 2008, em Belém (PA), com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A reunião de hoje acontece no hotel Ceta, em Macapá, e vai até o inicio da noite. (Secretaria de Comunicação).

Nenhum comentário: