quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vale abre 46 vagas para programa de especialização profissional

Inscrições on-line vão até 23 ou 30 de maio, conforme o curso

São Paulo – Estão abertas as inscrições para o Programa de Especialização Profissional 2010 da Vale, que oferece 46 vagas para graduados em Engenharia. O programa é voltado para a especialização de profissionais para atuar na cadeia produtiva de mineração. As inscrições podem ser feitas no site da Vale.

Os cursos oferecidos são de pós-graduação em Pelotização e em Engenharia Ferroviária. A especialização em Pelotização está sendo ofertada pela primeira vez, terá 25 vagas e será realizada em Minas Gerais. O curso de Engenharia Ferroviária terá 21 vagas e as aulas serão ministradas no Espírito Santo.

Com duração de aproximadamente três meses, os cursos terão 420 horas aula em regime integral e serão realizados em parceria com instituições de ensino das localidades.

Para se candidatar, o profissional deve ter até três anos de formado em Engenharia, disponibilidade para morar no local onde acontecerão as aulas teóricas e práticas e inglês intermediário. Os alunos selecionados receberão ainda uma bolsa de estudo mensal no valor de R$ 3 mil.

Seleção – Após a análise curricular, serão aplicadas provas de inglês e raciocínio lógico. Na etapa seguinte haverá redação, dinâmica de grupo e entrevista pessoal. Todas as etapas são eliminatórias.

Em 2009, a Vale contratou 100% dos participantes das turmas do programa de especialização profissional. Nos últimos dois anos, a empresa formou 390 alunos em três modalidades de pós-graduação: especialização em Mina, em Ferrovia e em Porto.

Engenharia Ferroviária – Para o curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária, em Vitória, as inscrições estão abertas até 30 de maio, somente para profissionais residentes no Sul e Sudeste (haverá outra seleção para residentes do Norte e Nordeste no segundo semestre).

Para esta turma, os profissionais devem ter até três anos de formação nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Segurança e Telecomunicações, disponibilidade para morar em Vitória durante o período do curso e inglês intermediário. A formação será oferecida em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo.

Pelotização – Para esta especialização, em Ouro Preto (MG), as inscrições vão até 23 de maio e podem concorrer profissionais de todo o Brasil. O candidato deve ter até três anos de formado nos cursos de Engenharia de Mina, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Metalúrgica, Materiais, Instrumentação, Automação, Mecatrônica e Produção, além de disponibilidade para morar em Ouro Preto ao longo do período do curso e inglês intermediário. A formação é em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto.

Pelotização é o processo de transformação dos finos de minério de ferro em pequenos aglomerados chamados de pelotas, produto de alto valor comercial. No Brasil, a Vale possui operações de pelotização em Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo.

Conteúdo – Ambas as pós-graduações compreendem o desenvolvimento das competências técnicas de cada processo, abordagens teóricas e práticas com aulas expositivas, além de visitas técnicas às áreas operacionais da Vale. Ao término do programa, o participante apresentará uma monografia como conclusão da sua formação e receberá certificado de conclusão do curso.

Serviço
Programa de Especialização Profissional

Prazos: Até 23 de maio, para Pelotização, em Ouro Preto (MG), e até 30 de maio, para Engenharia Ferroviária, em Vitória

Vagas: 46

Inscrições: No site da Vale: www.vale.com (iGEmpregos)

Nenhum comentário: