sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lula chega no dia 7 para entregar concessão

O presidente virá com uma comitiva que inclui a ex-ministra e candidata à Presidência, Dilma Roussef

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará no dia 7 de maio, às 15h, em Curionópolis, no sudeste do Pará, para entregar pessoalmente aos garimpeiros de Serra Pelada a concessão da lavra para exploração mecanizada de ouro. A licença de instalação, penúltima etapa do processo para o começo da exploração mineral na cava de 200 metros de profundidade e onde haveria no mínimo 60 toneladas de ouro, deve sair nesta sexta-feira. A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) informou que a presença de Lula na região deve atrair cerca de 40 mil garimpeiros.

A expectativa pela visita de Lula é enorme em Curionópolis, onde toda a estrutura para receber o presidente já foi praticamente concluída, inclusive com o acompanhamento de assessores do Palácio do Planalto. O ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já acertou todos os detalhes da visita com o próprio Lula. Segundo garantia de Lobão ao presidente da Coomigasp, Gesse Simão, e ao diretor jurídico da entidade, Jairo Leite, além do presidente Lula e do ex-ministro estarão na comitiva a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, e o atual ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

A governadora Ana Jília Carepa foi informada ontem pela Presidência da República sobre a visita de Lula ao Pará. Ela determinou ao secretário de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, para que acelere a análise técnica e libere a Licença de Instalação solicitada pela Coomigasp. Feito isso, a Licença será enviada ao 5º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, em Belém.

TRÂMITE
Na segunda-feira, o mesmo documento irá para o DNPM de Brasília. O ministro Márcio Zimmermann solicitou ao secretário de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, para acompanhar o trâmite da Licença de Instalação tanto dentro do Departamento de Outorga e Cadastro Mineiro do DNPM como no Conselho Jurídico do Ministério das Minas e Energia. O Ministério tem exatos 12 dias úteis para analisar a documentação, assinar a concessão de lavra e publicar no Diário Oficial da União.

Lobão disse que é um desejo do presidente da República se encontrar com os garimpeiros em Curionópolis, que completa 21 anos de emancipação política no dia 10 de maio.

“Ninguém tinha dúvidas quanto à entrega do nosso alvará e a ida do presidente Lula entregar esse tão importante documento pessoalmente para nós”, afirmou Gesse Simão.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário: