Em parceria com o Governo do Estado e municípios paraenses, o ex-jogador Zico promove inclusão social e descobre novos craques do futebol
A escolinha de futebol Zico 10 foi atração neste domingo, 25, no Estádio Edgar Proença (Mangueirão). Com um público de 4.127 pessoas, o projeto CFZ trouxe unidades de 11 municípios paraenses e reuniu cerca de 1000 crianças de 10 escolinhas no amistoso comandado pelo Galinho no gramado do Mangueirão.
Entre os municípios contemplados pela escolinha estão Bujaru, Tucuruí, Concórdia do Pará, Bonito, Ananindeua, São Domingos do Capim e Nova Esperança do Piriá. No evento estiveram presentes 10 escolinhas do Zico 10.
Parte de um projeto social, que levará a ação para locais carentes, a iniciativa teve o apoio da Vice-Governadoria do Estado, e correspondeu à expectativa da organização, que era divulgar a escolinha e trazer diversão para a tarde de domingo.
O vice-governador Odair Correa afirmou que o Projeto Escola Zico 10, consiste em utilizar o futebol como ferramenta de inclusão social. "O projeto tem patrocinadores e vem ao encontro de crianças que pretendem exercer a profissão, mas não tem oportunidades para mostrar suas qualidades. Esperamos ter resultados positivos para avançar."
Quanto ao funcionamento do projeto, Odair disse que funciona muito bem nos municípios. "O prefeito assina um convênio, oferece o preparador físico e o Zico entra com os uniformes, mochilas e meião, além do acompanhamento e a formação da escola. E saindo os craques o Zico leva para o Rio de Janeiro com salário de 3 a 50 mil reais. E se a criança não se tornar um jogador profissional, vai ter um bom estudo e não será cooptada pelo crime ou qualquer outra contravenção."
Em entrevista coletiva, Zico falou que cada vez mais o Pará demonstra a força de talentos. "O futebol pode mudar a vida de muita gente, sem esquecer a escola e o estudo. Eu acho que o futebol é importante porque ele socializa, ele disciplina, tem todas as condições de ajudar na formação. Mas nem sempre um garoto que começa no futebol pode ter a felicidade de se tornar um jogador profissional, mas ser um grande homem", disse.
Weslen Queiroz, de 14 anos, aluno da escolinha de São Domingos do Capim, disse que seu sonho é treinar em um time grande e ser jogador profissional. "Meu sonho está se realizando, é uma oportunidade única. É preciso ter mais esportes nas comunidades, pois, foi através de um jogo organizado pela prefeitura que eu fui selecionado."
O prefeito de Bujaru, Junior Marques, garante que esta iniciativa vai melhorar muito a qualidade de vida das crianças do município. "Este é um trabalho social. Hoje trouxemos 32 crianças, mas a meta é chegar a 100 alunos." A parceria entre Zico e as prefeituras durá por um período aproximadamente de um ano e os interessados devem procurá-lo através do telefone (21) 83015894. (Michelle Muniz-Ascom Seel)
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário