sexta-feira, 16 de abril de 2010

Palestra sobre gripe Influenza A ministrada na escola Eunice Moreira

Gripe - Palestra foi ministrada aos alunos do Eja.

Os professores de ciência da escola Eunice Moreira promoveram na última segunda-feira (12) uma palestra sobre a gripe Influenza A (H1N1). A palestra, que foi ministrada pela técnica da Vigilância Sanitária Maria Abadia, reuniu toda a comunidade escolar da Educação de Jovens e Adultos (Eja).

A ação teve início com uma sequência de estudos propostos na formação continuada dos professores de ciência e foi desenvolvida para esclarecer dúvidas e informar a comunidade escolar sobre a pandemia.

A gripe Influenza A tem sido alvo de debate em todo o mundo. Embora tenha se transformado em uma pandemia (que afeta muitos países), a doença tem a mesma gravidade da gripe comum.

No Brasil, vem-se adotando as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), intensificando as ações de cuidados dos casos que eventualmente possam apresentar a doença de forma grave.

A principal arma contra a Influenza A é o conhecimento. A H1N1 é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

“Os professores têm o importante papel de transmitir as informações aos alunos e, consequentemente, à comunidade”, ressaltou Maria Lustosa, coordenadora do Eja da escola Eunice Moreira.

Segundo Maria Abadia, os sintomas da gripe podem aparecer, em média, de dois a quatro dias após o contato com o vírus, que são semelhantes aos da gripe comum. “Se a pessoa estiver com febre alta (acima de 38º), tosse seca, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, fraqueza, dor de garganta, espirro e coriza, ela deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa”.

A técnica da Vigilância ressalta ainda quanto aos cuidados que cada um deve ter para evitar a disseminação da doença.

Dicas para prevenir-se da Influenza A
1- Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia
2- Evitar tocar os olhos e o nariz sem antes lavar as mãos
3- Proteger a boca e o nariz com lenço, preferencialmente descartável, sempre que tossir ou espirrar
4- Evitar o contato com pessoas infectadas no período de transmissão
5- Evitar compartilhar copos, talheres, alimentos e objetos de uso pessoal
6- Manter os ambientes arejados, com janelas abertas e recebendo luz solar
7- Evitar aglomerações e ambientes fechados.

(Texto: Rosiere Morais; foto: Maria Lustosa)

Nenhum comentário: