Os biombos instalados nas agências do Banpará foram mostrados no programa de TV como exemplo de segurança para o cliente fazer saques
O Fantástico de domingo, na Rede Globo, tratou sobre medidas de segurança para proteger os clientes de banco em todo o Brasil contra as chamadas "saidinhas", com destaque para o sistema do Banpará, que já inspirou lei municipal aprovada na Câmara de Belém, obrigando as agências da capital a implantar o mesmo sistema: divisórias que impeçam a visão do atendimento ao cliente no caixa.
Esta mudança simples evita por exemplo que as pessoas vejam os valores retirados do caixa durante as transações bancárias. Segundo a reportagem, projetos semelhantes ao já implantado pelo Banpará ainda estão em discussão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Segurança - Foram registradas 200 ocorrências de "saidinhas" em Belém durante 2009, o que motivou a série de mudanças no espaço de atendimento ao público das agências do Banpará. Pioneira na região Norte, a iniciativa integra o Programa Segurança Cidadã e consiste na modificação do espaço físico de atendimento ao público, para dar maior segurança às operações bancárias.
Poltronas e monitores de sequência de senhas são redirecionados, de forma que o olhar dos que aguardam atendimento esteja no sentido oposto de onde se fazem as operações financeiras. Uma TV que transmite dicas de segurança e informações sobre políticas públicas foi instalada no espaço onde os clientes aguardam atendimento.
Um painel de isolamento em frente aos caixas complementa as medidas de segurança, ao impedir que o cliente que está sendo atendido seja visto pelos que aguardam na fila. Isso preserva a privacidade e o sigilo das operações e elimina a ação de eventuais "olheiros", figuras que ficam dentro das agências observando as operações e passando informações para o golpe da "saidinha".
Aprovação - Gerente de segurança do Banpará, Cláudio Serra Freire explica que o novo sistema complementa as medidas de segurança exigidas por lei aos bancos, como vigilância, alarme e porta giratória detectora de metais. Ele informou que o novo sistema está sendo avaliado e o banco levará em conta sugestões dos clientes para aprimorá-lo, por meio de um formulário próprio.
Gerente da agência Belém-Centro, uma das primeiras a implantar o sistema, Pedro Gomes considera que a avaliação positiva virá se as medidas cumprirem o objetivo a que se propõem. "Que pessoas mal intencionadas não vejam as transações bancárias realizadas nos caixas". Ronaldo Nascimento, correntista do Banpará, considera as mudanças excelentes: "Estamos nos sentindo mais seguros e o atendimento melhorou bastante", disse ele. (Secom)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário