sábado, 17 de abril de 2010

Rogério Rosso (PMDB) é eleito novo governador do DF

Foto por Divulgação/GDF - Rogério Rosso (PMDB) é eleito governador do DF

O peemedebista assume a vaga do ex-governador José Roberto Arruda

O candidato do PMDB, Rogério Rosso, foi eleito no início da noite deste sábado (17) novo governador do Distrito Federal, com os votos de 13 dos 24 deputados federais. O peemedebista tomará posse no plenário da Câmara Legislativa no dia 19 de abril, às 10h - dois dias antes de Brasília comemorar 50 anos. Ele assume a vaga após a cassação do governador cassado José Roberto Arruda (Ex-DEM, sem partido).

Rosso foi secretário de Desenvolvimento Econômico e administrador de Ceilândia no último governo de Joaquim Roriz (PSC). O peemedebista também participou da gestão de Arruda, quando presidiu a Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal).

A eleição indireta contou com outros três candidatos: o atual governador em exercício, Wilson Lima (PR); o petista Antônio Ibañez; e Luiz Felipe Coelho (PTB). Outras três chapas - do PCdoB, PV e do PRB - desistiram da disputa antes da votação na Câmara Legislativa. A votação que elegeu o novo governador foi nominal.

O DEM, partido do qual o ex-governador Arruda saiu em meio ao escândalo, dividiu-se na eleição, com um voto para Ibañez, outro para e Rosso e uma abstenção.

Rosso fez discurso anunciando uma série de medidas para ajustar a máquina pública, afirmando o compromisso de reduzir o número de cargos comissionados, “sem prejudicar o serviço público”.

Antes da votação, cerca de 200 manifestantes contrários à eleição indireta fizeram um protesto, e alguns entraram em confronto com policiais militares em frente à Câmara, e pelo menos três pessoas ficaram feridas.

A eleição indireta foi convocada depois que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) cassou o mandato do ex-governador José Roberto Arruda por infidelidade partidária. Arruda deixou o DEM depois que foi citado como o mandatário de um suposto esquema de pagamento de propina dentro do governo do DF. (DoR7)

Nenhum comentário: