segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pará lança nesta quarta mais uma etapa da vacinação contra a frebe aftsona

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa deste ano no Pará será lançada às 9 horas desta quarta feira (28), no Parque de Exposição do Entroncamento, com a presença da governadora Ana Julia Carepa. A campanha de vacinação será realizada de 1 a 31 de maio no estado, com exceção da região do Marajó por causa do período de chuvas que deixa grande parte dos campos alagada. O lançamento será transmitido em videoconferência, por meio do sistema Navegapará, para os municípios de Altamira, Itaituba, Santarém e Marabá.

Nos últimos cinco anos, o Pará aumentou em mais de 5% o índice de imunização do rebanho. A meta mínima exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é de 90%, mas o estado conseguiu vacinar quase 98% do gado na última campanha de vacinação, realizada em novembro do ano passado. Nesta etapa deverão ser vacinados 18,5 milhões de bovinos e bubalinos. O restante do rebanho, cerca de 600 mil de cabeças do Marajó, será vacinado de 15 de agosto a 30 de setembro.

Manter o índice elevado de vacinação contra a febre aftosa é pré-requisito básico para que o Pará avance na classificação da doença. Hoje somente a área 1, que corresponde ao sul e sudeste do estado, é considerada área livre com vacinação. A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) já solicitou ao MAPA auditoria para que a área 3, formada pelo Marajó, Baixo e Médio Amazonas, avancem na classificação. "Nossa expectativa é de que até o final deste semestre, alcancemos médio risco para a área 3", disse o diretor geral da Adepará, Aliomar Arapiraca.

Sorologia - Para o avanço da área 2, que corresponde ao nordeste paraense, o processo inclui a sorologia do rebanho que deverá ser realizada durante o próximo semestre. Se for aprovado pelo MAPA, todo o Pará poderá se tornar área livre de aftosa com vacinação e receber o certificado da Organização Internacional de Sanidade Animal, durante a reunião da entidade que será realizada em Paris, no mês de maio.

O centro sul paraense está há 11 anos sem registro de febre aftosa, o que demonstra que o Pará vem cumprindo o seu papel na defesa animal, mantendo um serviço de veterinária atuante, com capilaridade em todos os municípios e um sistema de informação adequado. Após cada etapa de vacinação, os produtores terão 15 dias para notificar os dados nos escritórios da Adepará em seus municípios.

Segundo Arapiraca, uma ação estratégica realizada em parceria com o setor produtivo, foi a estruturação dos escritórios regionais da Adepará com a instalação de computadores e veículos e capacitação dos técnicos. O georeferenciamento de mais de 93 mil propriedades rurais é uma das ações básicas para implantação da Guia de Transporte Animal Eletrônica (GTA), para se chegar à rastreabilidade do rebanho. O trabalho faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em junho 2009 pelo governo do estado junto ao Ministério Público Federal.

Durante o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa serão entregues 10 lanchas para as regiões do Marajó, Xingu e Baixo Amazonas. As embarcações vão atuar na fiscalização do transporte do gado pelos rios e no apoio às ações de sanidade dos animais. A cerimônia terá a participação do Secretário Estadual de Agricultura, Cássio Alves Pereira, do diretor geral da Adepará, Aliomar Arapiraca, e produtores. (Leni Sampaio - Sagri)

Nenhum comentário: