COMUNICAÇÃO E MARKETING: bunker de Dilma vai reunir especialistas
Especialistas em internet se inspiram no marqueteiro digital e telefônico de Obama
Escondido a sete chaves até agora, o bunker de comunicação e marketing da campanha da pré-candidata petista a presidente, Dilma Rousseff, funciona numa casa que ocupa meio quarteirão no caro Lago Sul, numa chamada “ponta de picolé”, os grandes terrenos à beira do Paranoá. A casa no fim da rua na QI 05, conjunto 13, foi palco ontem de uma reunião da coordenação da campanha de Dilma, que terá entre os coordenadores o jornalista Mário Marona, junto com a Agência Pepper Comunicação, que trabalhou em campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-prefeita Marta Suplicy.
Ali, um batalhão de especialistas em internet - inspirados na experiência bem-sucedida de Ben Self, marqueteiro digital e telefônico da campanha vitoriosa do presidente dos EUA, Barack Obama - está sendo treinado para travar o que batizaram de “guerrilha virtual”.
Além do treinamento para captação de doações via internet, criam centenas de perfis falsos para atacar os adversários e defender os ataques feitos a Dilma em sites noticiosos ou redes sociais: Orkut, Facebook, Twitter, entre outros. Também ali funciona o site “Mulheres com Dilma”, criado pela Pepper e que é vendido ao público como uma página em que mulheres, espontaneamente, manifestam apoio à pré-candidata petista.
A partir do bunker, o comando da campanha de Dilma pretende desarmar eventuais ataques dos adversários a pontos sensíveis de sua biografia, principalmente os que tratam de sua participação em grupos de luta armada durante a ditadura.
Em reunião semana passada, a equipe começou a traçar estratégias de como abordar e neutralizar o que estão chamando de “discurso do medo” - em referência à campanha presidencial de 2002 - para afastar Dilma do eleitorado médio. Este poderia rejeitar as ligações dela com a guerrilha no passado, inclusive o treinamento com armas que admitiu ter feito no Uruguai.
A Agência Pepper foi responsável pela campanha presidencial em El Salvador, explorando o mote “a esperança venceu o medo”, o mesmo usado por Duda Mendonça na campanha de Lula em 2002.
PRÉ-CAMPANHA
O PT prepara para o mesmo dia do lançamento oficial do nome do ex-governador José Serra (PSDB) à Presidência um grande evento no Rio para marcar o início da pré-campanha da ex-ministra Dilma Rousseff. Ao lado do presidente Lula, a pré-candidata do PT será estrela de festa no Rio. Na segunda, Dilma será a convidada principal da convenção do PR, quando o partido oficializará apoio à candidatura petista.
A ESTRATÉGIA
Além do treinamento para captação de doações via internet, criam centenas de perfis falsos para atacar os adversários e defender os ataques feitos a Dilma em sites noticiosos ou redes sociais: Orkut, Facebook, Twitter, entre outros. (DP-OnLine)
sábado, 3 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário