O Banco do Brasil abriu uma linha de financiamentos para o turismo no Pará, no valor de R$ 100 milhões. O convênio foi firmado nesta segunda-feira (26) pelo superintendente do Banco do Brasil, João Batista Trindade, com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur). "Esse ato significa que este projeto é pra valer. Se vocês empreendedores têm uma idéia, a gente tem o dinheiro", disse João Batista, ao assinar a liberação de financiamentos para dois empresários do turismo, um ligado à hotelaria e o outro ao transporte turístico, tendo como testemunha a governadora Ana Júlia.
Os recursos serão destinados ao financiamento de empreendedores das mais diversas atividades ligadas ao turismo, envolvendo micros, pequenos e grandes empresários, bem como municípios, que poderão custear obras de infraestrutura. "Pode financiar as estruturas viárias dos municípios, melhorando o acesso aos pontos turísticos. Precisamos, em parceria com a Seir, acessar estes recursos", disse João Batista.
A governadora comemorou a assinatura do convênio, citando indicadores do Ministério do Turismo. "Ano passado vieram ao Pará 55.366 turistas estrangeiros, um acréscimo de 3,8% se comparado a 2008. Esse crescimento gerou uma taxa de ocupação de rede hoteleira de 56,8%, o que é muito bom", disse a governadora". "O turismo faz parte da estratégia do desenvolvimento do estado do Pará", complementou Ana Júlia, citando os grandes investimentos na industrialização do estado como determinantes para o crescimento do setor de turismo.
Luiz Souto, presidente da Paratur, lembrou o grande número de empregos gerados direta e indiretamente pelo turismo no estado. "Em 2009, o mercado do turismo no Pará registrou um total de 80.478 empregos gerados, sendo 20.119 diretos e 60.359 indiretos, um índice 3,04% a mais que em 2008". Este acréscimo da quantidade de turistas no estado representou a injeção de mais de 860 milhões de reais na economia paraense.
Dentre as regiões mais visitadas do estado estão o oeste do estado e a Ilha do Marajó. A governadora citou como exemplo da importância dessas regiões um fato ocorrido na abertura do XV Congresso Amazônico. Um dos palestrantes, médico francês expert em transplantes de fígado, colocou como condição para ministrar palestras no evento a possibilidade de conhecer a ilha do Marajó.
A Paratur tem se empenhado na divulgação dos atrativos naturais do estado com ações como as Press Trips, nas quais jornalistas nacionais e internacionais visitam o Estado para posterior divulgação. Um dos destaques foi a série de três reportagens de página inteira realizadas pelo jornal francês Le Monde. Ainda foram promovidos 115 famturs, que são viagens de familiarização para operadores turísticos.
Com os recursos captados junto ao Ministério do Turismo e à Embratur, a Paratur produziu folhetos, mapas turísticos, DVDs e catálogos promocionais em cinco idiomas e foram realizadas inserções publicitárias em revistas especializadas em turismo e encartes e edições especiais de alcance nacional e internacional. (Secom)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário