sábado, 24 de abril de 2010

Vale: Deutsche Bank reitera recomendação de compra e vês prèmios à frente

SÃO PAULO – “Permanecemos positivos sobre o horizonte do segmento de minério de ferro”. A afirmação inicia relatório do Deutsche Bank sobre a Vale (VALE3;VALE5), no qual seus analistas listam recomendação de compra para as ações, com preço-alvo de US$ 39,00 para os ADRs (American Depositary Receipts) da mineradora – upside de 22,1%, conforme o último fechamento.

Para o banco, o final do sistema benchmark aliado à falta de informações sobre a nova fórmula de precificação dos contratos trimestrais elevam as preocupações do mercado sobre o horizonte. Contudo, os analistas veem somente decorrências otimistas para as projeções com tal cenário.

A primeira delas é que o prêmio pago pela melhor qualidade do minério brasileiro deverá aumentar. Segundo o Deutsche Bank, a recompensa a ser paga por tonelada do minério de ferro deverá ser de US$ 24,00 por tonelada. Além do prêmio, os analistas ressaltam a expectativa de alta nos preços das pelotas, que deverão relatar variação positiva de 130% em 2010.

Consumo de aço em foco
Em reflexo dos temores quanto à formação de uma bolha imobiliária na China, o banco destaca que alguns investidores sentem-se temerosos quanto a uma possível redução da produção siderúrgica e as decorrências de uma intervenção do governo. Vale lembrar que a construção responde por 50% do consumo de aço no gigante asiático.

Contudo, “somente 17% do consumo de aço corresponde à construção privada”, dizem os analistas, reduzindo tais receios. Por fim, o Deutsche Bank calcula que uma queda de 20% na construção privada deverá exercer impactos de “apenas 3,4%” em suas projeções de consumo de aço, e conclui que as preocupações sobre as medidas do país é exagerado. (InfoMoney)

Nenhum comentário: