terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Detentos do Sistmea Penal farão prova do Enem

Hoje (5) e amanhã (6), 148 internos custodiados pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) realizarão o exame nacional de ensino médio/Enem em dez unidades prisionais da região metropolitana de Belém (CRF, CRC,CAHF, CDPI,CRECAN, PEM I, PEM II, CRA I, CRA II, e Casa do Albergado) e duas unidades do interior do estado (CR Abaetetuba e CR Santarem).

As provas serão realizadas no horário de 13h às 17h30, hoje. Serão respondidas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Amanhã (dia 6) o horário será de 13h às 18h30, com questões das seguintes disciplinas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

O exame será aplicado em salas de aula localizadas nas unidades, e terá a presença de um profissional de educação da Susipe, um Coordenador da Cespe/UNB, um aplicador de provas e um agente prisional para fiscalizar os internos durante o exame.

Os internos começaram a fazer o Enem em 2008, ano em que 148 realizaram a prova. Atualmente, o Sistema Penal tem 1.600 presos estudando na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, em nível de alfabetização, ensino fundamental e médio por meio da parceria entre Secretaria de educação (Seduc) e Susipe.

Para participar do exame basta que os internos, custodiados em regime fechado ou semi- aberto, tenham concluído ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio e solicitar ao setor de educação da Casa Penal a sua inscrição.

Dependendo da média obtida na prova, o interno poderá pleitear uma vaga nas instituições de ensino superior, que adotarem o exame como ferramenta de seleção, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O Enem 2009 vai ainda promover a certificação de jovens e adultos no ensino médio que obtiverem a média exigida. (Ascom - Susipe)

Nenhum comentário: