quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pará: mulher de 79 cm dá à luz na Santa Casa

Um caso raro na medicina em plena Santa Casa de Misericórdia do Pará. No último dia 18 de janeiro, Maria do Socorro Gomes dos Santos, de 37 anos, deu a luz ao seu primeiro filho, um bebê saudável pesando 2 quilos e 375 gramas e medindo 46 centímetros.

O fato interessante do ponto de vista da medicina é que Maria do Socorro tem apenas 79 centímetros de altura. Ela sofre de nanismo e tem má formação na coluna, um agravante a mais. “Eu mesma não acreditei e nunca tinha pensado em ter filhos, justamente por causa da minha estatura. Senti muito medo. Mas o pessoal da Santa Casa me acolheu e cuidou de mim desde o início, portanto sou muito grata a eles e, principalmente, a Deus”, disse Maria à reportagem do Diário, na manhã de hoje (21).

O sucesso do parto teve um motivo: Maria do Socorro seguiu a risca seu pré-natal e foi acompanhada no Ambulatório de Alto Risco da Santa Casa, sob os cuidados do médico José Carlos Cavalcante.

O parto foi cesariano com anestesia geral, o que poderia ocasionar problemas para ao recém-nascido, mas o bebê de Maria do Socorro não precisou de suporte de UTI Neonatal e está com ela no alojamento conjunto de alto risco, onde ambos passam bem.

MENOR MÃE
Maria do Socorro é apenas 8 cm mais alta que a menor mãe do mundo, a americana Stacey Herald, que tem 35 anos e mede 71 cm.

Desafiando a medicina, em dezembro do ano passado, Stacey deu à luz seu terceiro filho, depois de médicos terem afirmado que seria muito perigoso para ela engravidar e parir uma criança. O pequeno Malachi nasceu prematuro, oito semanas antes do tempo, por cesárea, no dia 28 de novembro.

Stacey também é mãe de Kateri, de 3 anos, e de Makya, de 1 ano e meio. Segundo os médicos, uma gravidez poderia ser muito arriscada pois a pressão que um bebê faz na barriga poderia espremer seus órgãos internos. (Diário Online)

Nenhum comentário: