Um caso raro na medicina em plena Santa Casa de Misericórdia do Pará. No último dia 18 de janeiro, Maria do Socorro Gomes dos Santos, de 37 anos, deu a luz ao seu primeiro filho, um bebê saudável pesando 2 quilos e 375 gramas e medindo 46 centímetros.
O fato interessante do ponto de vista da medicina é que Maria do Socorro tem apenas 79 centímetros de altura. Ela sofre de nanismo e tem má formação na coluna, um agravante a mais. “Eu mesma não acreditei e nunca tinha pensado em ter filhos, justamente por causa da minha estatura. Senti muito medo. Mas o pessoal da Santa Casa me acolheu e cuidou de mim desde o início, portanto sou muito grata a eles e, principalmente, a Deus”, disse Maria à reportagem do Diário, na manhã de hoje (21).
O sucesso do parto teve um motivo: Maria do Socorro seguiu a risca seu pré-natal e foi acompanhada no Ambulatório de Alto Risco da Santa Casa, sob os cuidados do médico José Carlos Cavalcante.
O parto foi cesariano com anestesia geral, o que poderia ocasionar problemas para ao recém-nascido, mas o bebê de Maria do Socorro não precisou de suporte de UTI Neonatal e está com ela no alojamento conjunto de alto risco, onde ambos passam bem.
MENOR MÃE
Maria do Socorro é apenas 8 cm mais alta que a menor mãe do mundo, a americana Stacey Herald, que tem 35 anos e mede 71 cm.
Desafiando a medicina, em dezembro do ano passado, Stacey deu à luz seu terceiro filho, depois de médicos terem afirmado que seria muito perigoso para ela engravidar e parir uma criança. O pequeno Malachi nasceu prematuro, oito semanas antes do tempo, por cesárea, no dia 28 de novembro.
Stacey também é mãe de Kateri, de 3 anos, e de Makya, de 1 ano e meio. Segundo os médicos, uma gravidez poderia ser muito arriscada pois a pressão que um bebê faz na barriga poderia espremer seus órgãos internos. (Diário Online)
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário