quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

AS NEGOCIAÇÕES SOBRE O PREÇO DE REFERÊNCIA DO MINÉRIO DE FERRO PARA 2010

Para chineses, Vale não tem pressa

Maior parte dos contratos de fornecimento só vence apenas em abril

Pequim - A Vale não tem pressa para concluir as negociações sobre o preço de referência do minério de ferro para 2010, segundo informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, que citou o diretor executivo para minerais ferrosos da companhia, José Carlos Martins. A companhia não tem pressa porque a maior parte de seus contratos de fornecimento de minério de ferro vence apenas em abril, disse Martins, de acordo com a Xinhua.

Durante a cerimônia que marcou o patrocínio da Vale ao pavilhão brasileiro do 2010 World Expo, em Xangai (China), Martins afirmou que as vendas de minério de ferro da Vale têm sido boas e estimou que o volume em 2009 deverá exceder as 280 milhões de toneladas vendidas em 2008. Martins atribuiu o aquecimento das vendas à recuperação da demanda na Europa e ao aumento das importações por países asiáticos, incluindo a China.

A Vale já foi a mineradora que liderou as negociações sobre o preço do minério com as siderúrgicas, mas tem dado espaço às anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto desde o ano passado. As negociações entre mineradoras anglo-australianas e siderúrgicas chinesas vêm se tornando cada vez mais ásperas, à medida que a China tenta ter um maior poder sobre a determinação dos preços da commodity.

Greve no Canadá
Toronto - O sindicato que representa os trabalhadores em greve da mina de níquel da Vale Inco em Voisey"s Bay afirmou nesta terça-feira que recebeu uma nova proposta da mineradora e que vai tentar voltar à mesa de negociações. A Vale Inco informou nesta quarta-feira que as negociações podem ocorrer neste final de semana

As negociações estão contidas desde que 135 trabalhadores entraram em greve no início de agosto do ano passado. Tentativas de retomar as negociações em dezembro e janeiro falharam, levando autoridades da empresa a dizer que estão avaliando retomar sua fundição de níquel em Sudbury na noite desta terça-feira, usando funcionários não sindicalizados. A unidade está operando a 50% da capacidade, segundo a Vale.

Em um comunicado, a United Steelworkers (USW), que representa os trabalhadores da mina, afirmou que a nova proposta da empresa garantiu um "ponto de partida" para as negociações, e disse que o sindicato vai entrar em contato com a empresa para fechar datas para retomar as negociações.

A mina, atualmente fora de produção, localiza-se na província de Newfoundland e Labrador. O USW também representa trabalhadores em greve das operações de Sudbury, em Ontario. Os trabalhadores de lá entraram em greve em meados de julho. (Monitor Mercantil)

Nenhum comentário: