quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Belém e Parauapebas testam Disque-Denúncia

Belém e Parauapebas serão os primeiros municípios do Pará a implantar o mesmo software do Disque-Denúncia do Rio de Janeiro, o mais completo e sofisticado do país, que funciona em Campinas, Recife e Maranhão. Hoje, o mentor do serviço, José Antonio Borges Fortes, ex-consultor financeiro que virou o coordenador do Disque-Denúncia no Rio, estará em Belém para definir a implantação do serviço na capital e em Parauapebas, no sudeste do Estado.

Em Parauapebas, o Disque-Denúncia começará a funcionar no dia 27 deste mês. Em Belém, a implantação dependerá ainda de treinamento e ampliação da estrutura dada a complexidade do novo software, que faz o rastreamento completo de um suspeito por nome, bairro, idade, entre outras informações.

Zeca Borges, como é conhecido, conversa de manhã com o secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, e às 16 horas será atendido pela governadora Ana Júlia Carepa para detalhar a importância da instalação e funcionamento do programa. A partir dessa implantação, a estrutura do telefone 181 vai crescer pelo menos em 10%, segundo avaliação do secretário.

Com um sistema bem mais modesto, o Disque-Denpuncia que funciona hoje no Estado registrou o total de 109 mil ligações, acumuladas de 2007 a 2009. Desse universo, 27.152 acabaram se confirmando como denúncias válidas e que se transformaram em 26.500 dossiês com a formalização da denúncia para atuação das polícias.

A coordenadora do serviço no Pará, Elze Cordeiro, assegura que o Estado não pode mais abrir mão dessa ferramenta na gestão da Segurança Pública. A grande expectativa é que o novo software deve proporcionar ainda mais subsídios para o Estado fechar o cerco ao crime organizado no Pará.

Em 2009, quase 90% das denúncias sobre foragidos foram confirmadas como procedentes. Os denunciantes informam absolutamente tudo: novo endereço, local onde o procurado foi visto e detalhes que estão ajudando o dia-a-dia operacional das Polícias Civil e Militar. Elze Cordeiro informou que a procedência também é altíssima em casos de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas. E o modesto Disque-Denúncia do Estado consegue abranger nada menos do que 75 espécies diferentes de denúncias. (ORM Online)

Nenhum comentário: