terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Belém comemora 394 anos com arte e cultura

Por toda cidade, a cultura estará presente neste mês de janeiro, em que Belém completa 394 anos de história, com mais uma edição do Puxirum - Aniversário de Belém 2010, promovido pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Nas praças de Belém e nos espaços culturais, a cultura se destaca pela diversidade de manifestações presentes em toda a programação da ação.

O Puxirum tem o objetivo de fomentar e dar visibilidade às manifestações culturais presentes atualmente no Pará, assim como possibilitar a identificação e o conhecimento das diferentes feições culturais, representativas da estética popular existente na região, e buscar alternativas de interação e convivência entre o tradicional e o atual. O projeto Puxirum realizará cortejos de cordões de rua, além de apresentações de grupos regionais, dentro da programação de carnaval da Secretaria de Cultura do Estado. O projeto se realizará nas ruas de Belém e pretende atingir, no mínimo, cinco mil pessoas a cada dia.

No dia do aniversário, terça-feira, haverá o Estirão Cultural no bairro do Guamá, de 19 às 22 horas, na rua Paes de Carvalho, entre José Bonifácio e Castelo Branco, ao lado do Pão de Santo Antônio. O cortejo cultural será uma homenagem ao Nazo Silva e Mestre 70, com a participação das Escolas de Samba de Enredos das Escolas do Guamá, Grupo Uirapuru (homenagem Verequete) e Gaby Amarantos.

De 15 a 17, ocorre a mostra de Cinema LGBT, no Cine Libero Luxardo do Centur, a partir das 17 horas. Também no dia 17 será feito um Estirão Cultural, a partir das 8h30, com um arrastão saindo da escadinha da Estação das Docas até a praça da República, com a apresentação dos Sambas Enredos das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém. Já na praça, um Ônibus Biblioteca estará posicionado com programação lítero-infantil. Das 13h30 às 18 horas, acontece o Festival da Juventude, com as bandas Vinil Laranja, MBGC, Ieman Jha e Coletivo Radio Cipó.

Em Tupi Guarani, a expressão Puxirum significa cooperação, união, mutirão, coletividade, partilha e ajuntamento de pessoas. O projeto conta com a parceria da Fundação Curro Velho, Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), Fundação Carlos Gomes e Instituto de Artes do Pará (IAP).

Cine na Memória - A Secult lança, por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS-Pará), nesta quinta-feira (14) o projeto Cine na Memória, que pretende resgatar o tema memória - pouco debatido na sociedade em geral. Na programação, será exibido "O arquiteto régio do Grão-Pará - Landi (1978)", do cineasta Mario Carneiro, no auditório do Museu de Arte Sacra (MAS), às 19 horas, que narra a vida e a obra do arquiteto italiano Landi. Logo após, a mesa de debates terá como tema "Landi e a Cidade", em comemoração ao aniversário de Belém.

Forte do Presépio - Na data do aniversário de Belém, o Forte do Presépio promove, às 10 horas, uma salva de tiros com os canhões do forte, datados de 1864 e de fabricação francesa, presentes na parte interna do museu. A programação conta ainda, com a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros da capital. O Forte do Presépio é um marco de Belém, sendo a primeira construção da cidade, após a sua fundação. (Secretaria de Comunicação)

Nenhum comentário: