quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sindicato acusa Vale de má fé em negociações no Canadá

SÃO PAULO - O United Steelworkers (USW), sindicato dos trabalhadores siderúrgicos no Canadá, registrará amanhã uma queixa por "má fé" da Vale Inco nas negociações para o término da greve de 3,5 mil funcionários nas operações da mineradora no país, que já dura seis meses.

O sindicato entregará a reclamação ao Conselho de Relações Trabalhistas em Toronto, justificando desinteresse da empresa em uma "negociação significativa".

Em nota, o advogado da USW, Brian Shell, afirma que a Vale Inco, a subsidiária canadense da Vale, não busca um acordo que beneficie tanto trabalhadores e comunidades como a própria empresa. O sindicato quer a intervenção do conselho para restaurar as "negociações significativas e de boa fé".

Até o fechamento desta matéria, a Vale Inco não havia se manifestado sobre a ação dos trabalhadores. No dia 14 de dezembro, a empresa informou que os representantes dos trabalhadores das minas de níquel faltaram a um encontro para negociar o fim da paralisação.

Apesar da greve, a empresa tem planos de aproveitar os funcionários que não cruzaram os braços para restabelecer parcialmente as operações de uma fundição de níquel em Sudbury até o fim de janeiro. (UOL Notícias)

Nenhum comentário: