terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Conceição do Araguaia faz arrastão contra a dengue

Para impedir o surgimento de novos casos de dengue, a Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde vai promover um mega-arrastão, a partir da próxima semana em todos os bairros de Conceição do Araguaia.

Para a realização desse importante trabalho que é feito todos os anos no município, os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias passaram por uma reciclagem de conhecimentos. Em 2008 foram notificados mais de mil casos de dengue no município e em 2009 apenas 139, representando uma queda de 86,1% nos casos da doença.

De acordo com a chefe do órgão da secretaria de Saúde, enfermeira Deuzileni Vieira, a ação será desenvolvida primeiramente nos bairros da Capelinha (bairro com índice de maior infestação do mosquito), Canudinho, São Luís II e no Centro e envolverá os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de cada um desses bairros. Deuzileni Vieira afirmou que serão coletados materiais inservíveis que venham a ser possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti - transmissor da doença.

O intuito do mega-arrastão, segundo Deuzileni, é manter um contato com o morador por meio de três atividades: trabalho educativo (orientação aos moradores sobre os recipientes que não são removíveis e que podem ser criadouros da dengue, como ralos e vasos de plantas); identificação dos recipientes como potenciais de criadouro do mosquito dentro das casas; remoção desses objetos. A ação contará também com a colagem do “Selo Cidadão – Casa limpa e livre da dengue”, para demonstrar o cuidado de cada pessoa com a sua residência.

"É importante salientar que os moradores não devem deixar nenhum recipiente na calçada. Esse mega-arrastão é diferente. Dessa vez, os recipientes serão retirados pelo agente e pelo morador juntos", afirmou Deuzileni. (Diário Online)

Nenhum comentário: