sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Vale e ICMBio investem na riqueza do jaborandi

O jaborandi hoje é a principal fonte de renda para 92 famílias da Cooperativa Yaboran'di, que sobrevivem de sua colheita em uma das poucas reservas existentes no Brasil: a Floresta Nacional de Carajás. Para dar ainda mais sustentabilidade à atividade e garantir sua preservação, a Vale, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Cooperativa Yaboran'di, a empresa Vegeflora e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ), se unem no projeto de manejo, conservação e fortalecimento da atividade extrativista.

A proposta do projeto é potencializar o aproveitamento econômico do arbusto, beneficiando diretamente os colhedores regularizados e gerando cerca de 500 empregos em Parauapebas.

A nossa empresa disponibilizou uma base operacional na floresta para oferecer abrigo aos trabalhadores durante o período da colheita e dar melhores condições de comercialização do produto. Também contribuímos com a contratação de um especialista da Embrapa, que auxilia os cooperados no desenvolvimento de soluções para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Plantio de mudas ajudará reflorestamento
Para isso, assumiu o compromisso de plantar 20 mil mudas neste ano.

"Nos próximos quatro anos faremos o plantio em uma área de 50 hectares. Também vamos instalar bancos de germoplasma na floresta para garantir a conservação genética da planta, visando evitar a extinção da espécie", explica Paulo Bueno, gerente de Meio Ambiente da Vale. (Vale.com)

Nenhum comentário: