terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Parauapebas poderá denunciar crimes pelo telefone a partir desta quarta, 27

A partir desta quarta-feira (27), Parauapebas e municípios próximos poderão fazer denúncias sobre quaisquer crimes pelo Disque-Denúncia, que funcionará pelo número (94) 3346-2250. Os denunciantes não precisarão se identificar. A central funcionará durante 24 horas, todos os dias da semana, com profissionais treinados para entrevistar os denunciantes e encaminhar a denúncia ao órgão competente, para investigação.

O resguardo da identidade do denunciantes e o fornecimento de um código ao final da ligação, para que ele possa acompanhar o andamento da denúncia, contribuem para o sucesso do projeto - parceria entre o Governo do Estado, Ministério da Justiça e o Instituto Brasileiro de Combate ao Crime (IBCC). A identidade do denunciante é protegida, inclusive no caso de pagamento de recompensa.

O Disque Denúncia faz parte de um modelo já adotado em 18 países, adaptado do Canadá, o Crime Stopper - uma entidade que agrega polícia, meios de comunicação e sociedade civil numa rede de informações para prevenir crimes.

No Brasil, o primeiro Estado a implantar o serviço foi o Rio de Janeiro, em 1995, durante uma onda de sequestros. Os resultados foram tão positivos que, assim que os sequestros foram controlados, a ferramenta foi utilizada para o combate a outros crimes. Portanto, o serviço foi expandido e implantado em outros Estados nos mesmos moldes.

Na Região Metropolitana de Belém, nos últimos três anos, foram registradas 109 mil ligações, com um índice de confirmações de 80%, a maioria das denúncias referente a tráfico de drogas, foragidos de justiça, roubos a transeuntes e maus tratos a menores de idade.

Atualmente, todos os Disque Denúncia implantados no Brasil são gerenciados pelo IBCC, organização não-governamental responsável pelo atendimento telefônico das denúncias, repasse aos órgãos competentes e solicitação de ação, funcionando de maneira integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e autoridades locais. O lançamento oficial do Disque Denúncia em Parauapebas será nesta quarta-feira (27), no Atrium Hotel.

Funcionamento -O operador faz perguntas sobre a denúncia. Nenhuma delas sobre o nome ou identificação de quem está ligando. As perguntas não são de um questionário. Cada caso é único. Depois de receber e anotar as informações, o atendente irá fornecer alguns números, que são o código da denúncia. Nesse momento, a informação terá sido registrada. O código servirá caso a pessoa queira acompanhar o andamento de sua denúncia ou queira, em outro momento, complementá-la. Este código não o identificará.

É importante anotar o código da denúncia e o nome do operador que atendeu. Essas informações garantirão o registro da denúncia. Por questão de segurança, este código não deve ser fornecido a nenhuma outra pessoa. Logo após, a denúncia será encaminhada ao órgão responsável para investigação. (Secom)

Nenhum comentário: