segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dilma critica demora e quer projetos da Petrobras aprovados até março

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira (25), que a demora na votação dos projetos que definem o novo marco regulatório do petróleo no País está atrasando e atrapalhando a revisão do Plano de Investimentos da Petrobras.

Dilma afirmou que a expectativa do governo é de que os quatro projetos - capitalização, fundo social e regime de partilha e a criação da Petro-Sal - sejam aprovados até o carnaval ou, no máximo, "um pouco depois" pelo Congresso. Pois a intenção é que a estatal possa dar continuidade ao plano de investimentos, previsto para ser divulgado no primeiro trimestre deste ano.

"Nós queremos que estes projetos sejam aprovados o mais rápido possível. A razão é a necessidade de a Petrobras ter um marco legal no qual ela se capitaliza para o nível de recursos, de médio e longo prazos, que ela vai precisar ter para desenvolver seu plano de negócios", disse.

A ministra ressaltou que, até agora, nada deixou de ser feito pela estatal, mas o comprometimento de novos investimentos "já está chegando ao limite" por causa da demora na votação.

Até o momento, o único projeto aprovado pela Câmara foi a criação da Petro-Sal. Vale lembrar que todos ainda terão que passar pelo Senado. E só irão direto à sanção do presidente Lula– sem ter que voltar à Câmara – caso não haja nenhuma alteração dos senadores nos textos aprovados pelos deputados, fato que para analistas será muito difícil de acontecer. (Notícias de Brasília em Tempo Real)

Nenhum comentário: