sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ana Júlia inaugura outra escola referência em educação especial

A governadora Ana Júlia cumprimenta uma mãe da comunidade escolar do General Gurjão, escola reformada na Cidade Velha

O som dos tambores e repiques da escola de samba "Deixa Falar" anunciavam, na manhã desta quinta (14), na Cidade Velha, um novo momento para os mais de 800 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, totalmente reformada. Acompanhada da secretária de Educação, Socorro Coelho, e da diretora da escola, Jorgina Barros, a governadora Ana Júlia cumprimentou a comunidade escolar, descerrou a placa de inauguração e visitou os novos espaços construídos.

No primeiro deles, crianças de seis anos, da turma do 1º ano do Ensino Fundamental, matriculada em 2009, recitaram o poema "As Borboletas", de Vinícius de Moraes. A sala de leitura já está equipada para receber a segunda turma deste ano. "Foram 22 anos sem reparo, reforma ou qualquer tipo de melhoria. Mas ver no rosto dos estudantes a alegria em receber a escola reformada, com novo mobiliário, é recompensador. Esses rostos são o espelho do nosso trabalho", afirmou a governadora Ana Júlia, durante a solenidade.

O investimento de R$ 550 mil garantiu pintura e nova fachada; salas climatizadas; novos computadores para o laboratório de informática, agora com conexão à internet de alta velocidade do Programa NavegaPará; sala multifucional, preparada para atender alunos deficientes auditivos, superdotados e com síndrome de down. Antônio Siraiama Marques, aluno da educação especial, entregou flores à governadora. "Passei da 5ª para a 6ª série. Gosto muito daqui do colégio porque eles gostam de mim", disse, sorridente.

"A escola ficou mais de duas décadas sem reformas e a mudança se deve a nossa governadora. Quem diria que alunos de escola pública teriam acesso à internet de alta velocidade e salas com centrais de ar? Mas hoje isso é realidade e estamos aqui para comprovar", disse o vereador Alfredo Costa. Também estiveram presentes os secretários de Segurança Pública, Geraldo Araújo, de Desenvolvimento Urbano e Social, Suely Oliveira, o chefe da Casa Militar, Cel. Pantoja Júnior, o secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Otávio Carepa, o vereador Marquinho, e o secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, Luiz Lopes.

"Antes a escola era escura, sem estrutura para o aprendizado dos alunos. Nossa gestão lutou pela reforma e esse governo nos atendeu. E hoje nossa escola está linda e de portas abertas para a comunidade estudantil", disse Jorgina Miranda, diretora reempossada na Escola General Gurjão. Juntamente com as vice-diretoras Blandina dos Santos e Dídima Ramos, ela ocupará o cargo por dois anos, até a próxima votação.

"Recebemos o Pará com muita coisa por fazer. Quatro anos é pouco tempo, eu sei, mas vou continuar batalhando para trazer mais educação, mais saúde, mais segurança, mais desenvolvimento, mais cultura e lazer para o povo do Pará", disse Ana Júlia, ressaltando que "também é preciso que vocês cuidem dessa escola com carinho. Ela é um patrimônio que fizemos para vocês?"

Educação de qualidade - Referência em educação especial no Estado, a escola tem onze salas de aulas climatizadas, com rampas de acesso, sala de leitura e sala multifuncional para alunos especiais. Na sala de informática, dez computadores com acesso à internet, sala multifuncional com jogos específicos e um computador adaptado para alunos cegos, surdos e com paralisia cerebral.

Mais educação - A secretária Socorro Coelho ressaltou que a oferta de 290 mil vagas este ano amplia programas importantes, como o Mais Educação e o Portas Abertas, além do compromisso de entregar neste mês 21 escolas reformadas e reconstruídas. Na manhã de terça-feira (13), também foram reinauguradas a Unidade Especializada Astério de Campos e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro II, no Marco. Nesta sexta-feira (15), às 19h, será entregue a Escola Helena Guilhon, no Conjunto Satélite, onde estão matriculados 2.300 alunos. O investimento foi de R$ 651.743,60.

Serão inaugurados, ainda em Ananindeua, dois infocentros na Associação do Conjunto Habitacional Júlia Seffer e no Instituto de Pessoas com Deficiência de Ananindeua (IPDA), com computadores adaptados, além de um Ponto Livre de acesso à Internet, na Praça da Bíblia. (Secom, com informações da Ascom/Seduc)

Nenhum comentário: