terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Receita amplia agendamento pela internet

Para tentar atender à grande demanda de contribuintes que buscam apresentar antecipadamente seus comprovantes para deixarem a malha fina, a Receita Federal abriu mais vagas para o agendamento via internet. Segundo o órgão, como a procura em alguns postos de atendimento foi maior do que a prevista, o número de horários disponibilizados agora foi praticamente duplicado, de 25.700 vagas iniciais para 44.105 no total.

Conforme a Folha de S.Paulo publicou na semana passada, o sistema implementado pelo fisco há 15 dias não estava conseguindo atender os contribuintes, principalmente nas maiores cidades. O excesso de tentativas de agendamento ocorre porque, além de incluir as pessoas presas na malha desde 2005 que ainda não foram notificadas pela Receita, a demanda foi inflada pelo número de retenções em 2009, que ultrapassou a marca de 1 milhão de declarações.

Em nota, o órgão afirma que as vagas liberadas inicialmente foram suficientes para a maioria dos postos de atendimento, mas aqueles de maior movimento acabaram sem horários. De acordo com a Receita, 40.068 vagas estavam livres no sistema hoje pela manhã.

Diante do gargalo no agendamento nas grandes cidades, o coordenador de Arrecadação e Cobrança da Receita, Marcelo Lins, havia dito na semana passada que os chefes de postos teriam que adaptar o fluxo de pedidos ao horário de funcionamento das unidades. (Folhapress)

Nenhum comentário: