terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Paraense pode ser candidato a presidente

O ex-deputado paraense João Batista Araújo, o Babá, é pré-candidato a presidente da República. O seu nome foi lançado pela Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST), uma das tendências do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que tem como presidente a atual vereadora por Maceió (AL), Heloisa Helena. Ela já disputou o cargo hoje ocupado pelo presidente Lula. Babá há cinco anos mora no Rio de Janeiro onde, na eleição passada, foi candidato a vereador pelo partido, ficando na 1ª suplência.

Na convenção do partido, que será realizada em março, Babá terá como adversário o ex-deputado constituinte, Plínio de Arruda Sampaio. Segundo o manifesto da CST, a pré-candidatura de Babá representa um dos objetivos da própria fundação do PSol:“manter uma oposição implacável e de esquerda ao governo Lula e à falsa oposição de direita”. A CST também ataca o que qualifica de “dinheiro sujo das multinacionais” e rejeita que patrões financiem suas campanhas eleitorais.

ACORDO
Bem ao seu estilo, por telefone, Babá disse ao DIÁRIO que o PSol não quer qualquer tipo de acordo com a pré-candidata do Partido Verde (PV), a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nem com o partido dela.

“A Marina não saiu do governo Lula. Ela foi colocada para fora do ministério e durante o tempo em que serviu ao governo aceitou calada coisas como a lei de florestas, o projeto dos transgênicos e a reforma da previdência, da qual fomos expulsos”, cutucou, acrescentando que a ex-ministra “não rompeu com o Lula”, como tenta dar a entender.

A própria presidente do PSol, Heloisa Helena, que deverá sair candidata ao Senado por Alagoas, ainda segundo Babá, chegou a defender uma aliança com Marina, até que outras tendências do partido decidiram lançar nomes como o dele e de Plínio Sampaio.

Para o ex-deputado, caso a direção do partido lance outro nome, há possibilidade de internamente haver um consenso em torno do indicado. Por enquanto, as duas pré-candidaturas continuam de pé. “A do Plínio Sampaio foi lançada faz tempo e a minha é novidade”.

O manifesto em favor da candidatura dele discorda daqueles que no próprio Psol justificam o apoio a Marina Silva pelas dificuldades da conjuntura, como defendem líderes do Movimento Esquerda Socialista (MES), outra tendência do partido.

“Quando fundamos o PSol, em 2004, a conjuntura não era a melhor. A greve da Previdência tinha sido derrotada em 2003. Os metalúrgicos e demais categorias não se somaram à resistência. Lula também tinha enorme simpatia e havia expectativa de profundas mudanças no movimento de massas. Nem mesmo a oposição de direita ousava questioná-lo, como faz agora por meio de um jogo de cena”, diz o documento.

A opção de Heloisa Helena de não concorrer, segundo “Babá”, é ruim para o projeto do partido, pois diminui esse espaço. “Mas, assim mesmo, é preciso disputá-lo com força. Com cara própria”.

O PRÉ-CANDIDATO
Ex-deputado paraense, Babá há cinco anos mora no Rio de Janeiro onde, na eleição passada, foi candidato a vereador pelo partido, ficando na 1ª suplência. (DiárioOnline)

Nenhum comentário: