terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Belém recebe mais dois infocentros públicos

Por meio da inclusão digital, afirmou a governadora, a população poderá mostrar para o mundo o que está produzindo

Como parte das comemorações pelo aniversário de Belém, que nesta terça-feira (12) completa 394 anos, o governo do Pará entregou na noite desta segunda-feira (11) mais dois infocentros públicos. Dessa vez, os beneficiados foram os moradores do bairro da Condor. Até o final de janeiro, serão 26 infocentros entregues em Belém e cinco pontos livres para acesso à internet.

"A inclusão digital é um processo de inclusão social da população que mais precisa. É um instrumento capaz de dar oportunidades para as pessoas se capacitarem, estarem conectadas com o mundo, e, mais que isso, mostrar o que eles estão produzindo, porque é investindo nas pessoas que se constrói um novo modelo de desenvolvimento para este Estado", afirmou a governadora Ana Júlia Carepa.

Ela explicou que o NavegaPará, o maior programa de inclusão digital do Brasil, faz parte de uma série de ações do governo popular, que inclui ainda reformas de escolas, investimentos em segurança, como a contratação de mais de 1500 novos policiais, geração de empregos, regularização fundiária, formação de servidores e verticalização da economia.

A festa de entrega dos infocentros da Associação Moradores da Radional II, na rua Bernardo Sayão, e o da Centro Comunitário Allan Kardec, na avenida Roberto Camelier, atraiu muitos moradores. Com faixas, balões, benções religiosas e muito samba, a população saiu às ruas para receber com alegria os espaços.

"Esta obra vai beneficiar os moradores da Radional, mas também o bairro da Condor como um todo. Recebemos recentemente títulos de terra e agora a governadora volta para nos entregar este infocentro. É a oportunidade que temos de escrever uma nova história para comunidade", afirmou a líder comunitária Joana D'arc.

Com estas inaugurações, chega a 21 o número de infocentros implantados na capital paraense. São 11 computadores em cada espaço, que devem beneficiar, direta e indiretamente, cerca de duas mil pessoas da comunidade. Além de acesso à internet, os usuários do infocentro terão oportunidade de aprender cursos básicos de informática.

"Para nós, este é mais do que um presente, é um voto de confiança. Este infocentro vai melhorar muito a vida das pessoas. Aqui vamos poder estudar, pesquisar e nos preparar melhor para o mercado de trabalho", afirmou a estudante Jaqueline Santos.

Desde que foi implantado, o NavegaPará já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas em todo o Estado. São 16 cidades digitais, mais de 70 infocentros, mais de 1.500 órgãos públicos e escolas interligadas e integradas por fibra óptica, e-mail gratuito e cursos de capacitação para a população.

"A chave para mudar está no povo, investir nele, dar-lhes condições de acesso à informação, à cidadania e à sua capacidade de mobilização social. Nos preocupamos com as grandes obras, mas também em cuidar das pessoas, daquelas que tiveram menos chance na vida. E é isso que estamos fazendo com o NavegaPará. Através do desenvolvimento de tecnologia, da inclusão digital, estamos promovendo inclusão social, porque o desenvolvimento só vale se for para todos", afirmou o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro.

Nesta terça-feira, mais três infocentros serão entregues aos moradores de Belém. São eles: o infocentro da creche Betinho, o infocentro Bom Jesus e o Infocentro Frei Damião. Todos no bairro do Guamá, um dos mais populosos e carentes da cidade.

Participaram da cerimônia de inauguração dos infocentros também os secretários de Segurança Pública, Geraldo Araújo; de administração, Wilson Figueiredo; de Desenvolvimento Urbano e Regional, Suely Oliveira; o adjunto da secretaria de Integração Regional, César Queiroz; o presidente da Prodepa, Renato Francês; o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty; o presidente da Fapespa, Ubiratan Holanda; e várias autoridades do legislativo municipal, como os vereadores Marquinho do PT, Alfredo Costa e Miguel Rodrigues. (Ascom - Sedect)

Nenhum comentário: