terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Porta-aviões italiano levará médicos brasileiros ao Haiti

Navio deixa a Itália para fazer escala no Brasil antes de aportar na ilha caribenha

O porta-aviões Cavour, com cerca de 800 militares a bordo, está deixando a Itália para levar ajuda à população do Haiti, ao mesmo tempo em que um terceiro voo humanitário partiu do país, anunciaram nesta terça-feira (19) as autoridades italianas.

Segundo um porta-voz do Ministério da Defesa da Itália, o Cavour partirá à noite para a missão, com 800 militares a bordo e seis helicópteros.

O Cavour fará uma breve escala no Brasil para permitir o embarque do pessoal médico das Forças Armadas brasileiras, informou o ministério.

A Itália também anunciou para a manhã um voo com ajuda humanitária num valor total de cerca de R$ 1,6 milhão (620 mil euros).

Este auxílio compreende, principalmente, remédios, cobertores, barracas para as famílias, utensílios de cozinha, purificadores de água, assim como contêineres de água, biscoitos e produtos de higiene.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que já realizou 14 missões para o Haiti desde o dia 13 de janeiro, quando decolou a primeira aeronave rumo àquele país.

O brigadeiro-do-ar Paulo Érico, representante do Comando da Aeronáutica no gabinete de gestão de crise do Governo Federal para a questão do Haiti, afirmou no comunicado que a FAB deve manter um fluxo de duas a três missões diárias partindo do Brasil.

Ao todo, a FAB transportou cerca de 150 pessoas, 100 toneladas de carga, incluindo equipamentos de saúde, alimentos, medicamentos, água e material de infraestrutura para os militares no Haiti. (R7Notícias)

Nenhum comentário: