domingo, 2 de maio de 2010

Governo entrega máquinas compradas com crédito autorizado pela Assembleia

No estacionamento do Mangueirão, as 500 máquinas que a governadora Ana Júlia entrega nesta manhã de sexta (30) aos municípios

A governadora Ana Júlia Carepa entrega na manhã desta sexta-feira, 30, da partir de 9horas, mais de 500 máquinas e equipamentos para conservação e manutenção de estradas nos 143 municípios do Pará. O evento acontece no estacionamento do Estádio Mangueirão, na rodovia Augusto Montenegro.

São motoniveladoras, pás mecânicas, tratores de pneu e caçambas, comprados com recursos de R$ 140 milhões de empréstimo autorizado pela Assembleia Legislativa e captados pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) junto ao Finame, linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para este tipo de produto de fabricação nacional.

"É a demonstração do governo do Estado de apoio às prefeituras", diz Marcílio Monteiro, titular da Sepe, ao explicar que a conservação e manutenção das vicinais são parte da estratégia do Governo Popular de fomentar um novo modelo de desenvolvimento no campo, que inclui também ajuda à mecanização da agricultura, com a distribuição de patrulhas agrícolas para a agricultura familiar, o Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a regularização fundiária. "Estamos na fase das estradas que garantem o escoamento da produção dos agricultores familiares", acrescentou.

De 2007 a 2009, o programa "Caminhos da Parceria" desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran) também promoveu a manutenção de 1.287 km de vicinais e perenizou 105 km de vicinais. O programa une governo do Estado e prefeituras na conservação e manutenção das vicinais.

(Fabíola Batista - Secom)

Nenhum comentário: