segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vale deve elevar minério de ferro em 35% em julho; Rio Tinto e BHP farão o mesmo

SÃO PAULO - A Vale (VALE3, VALE5) deve estabelecer um novo reajuste de cerca de 35% sobre o preço do minério de ferro que passará a vigorar a partir do dia 1º de julho, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.

"Neste segundo trimestre nossos preços ficaram bem abaixo dos praticados no mercado à vista da China. Pela atual fórmula de correção, nossa expectativa é recuperar grande parte dessa defasagem no próximo trimestre que começa em julho", disse o diretor executivo da mineradora, José Carlos Martins.

Quanto à defasagem sublinhada por Martins, o executivo se refere à discrepância entre a cotação do minério de ferro praticado no mercado spot chinês e o preço da commodity vendido pela Vale sob seu contrato trimestral. Enquanto a tonelada do minério na China atingiu US$ 189,50, a companhia fornecia o produto por cerca de US$ 110 por tonelada, de acordo com o preço pré-fixado para o segundo trimestre.

A dimensão exata do reajuste que a Vale deverá impor para o terceiro trimestre deverá ser conhecidas na próxima terça-feira (1). Cabe lembrar que o terceiro trimestre no mercado de minério de ferro tem início apenas no mês de julho.

BHP e Rio Tinto também elevam
Além da Vale, a Rio Tinto e a BHP Billiton também deverão subir os valor cobrados pelo minério no próximo trimestre, em um patamar entre 30% e 35%. As informações são do Financial Times. InfoMoney

Nenhum comentário: