sexta-feira, 28 de maio de 2010

Premiação do IV Concurso da Capa de Caderno agita comunidade escolar


Capa - O pequeno João Paulo estava ansioso para levar seu prêmio para casa.

Eles concorreram com 38 mil alunos, desenharam, pintaram, escreveram e criaram frases, textos e ilustrações. Os desenhos e textos foram avaliados e os mais criativos e originais foram escolhidos para ilustrar as 40 mil capas de caderno que fazem parte dos kits escolares que serão entregues aos alunos da rede municipal de ensino em 2010.

As produções artísticas que trabalharam o tema “ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente” foram selecionadas no VI Concurso para a Capa de Caderno realizado pela Prefeitura de Parauapebas.

Os trabalhos foram divididos da seguinte forma: alunos da Educação Infantil concorreram com uma ilustração sobre os direitos da criança e do adolescente; alunos do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos e 1ª e 2ª etapas – EJA) concorreram com frases e ilustrações sobre o tema; e os alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries e 3ª e 4ª etapas – EJA) concorreram com uma produção de texto informativo sobre o estatuto.
De acordo com Raimundo Neto, secretário municipal de Educação, o tema do concurso reflete o compromisso de toda a rede educacional com o fortalecimento da consciência crítica e responsável dos alunos, enfatizando o respeito às crianças e aos adolescentes.

“A educação precisa ser trabalhada de forma inclusiva, resgatando nossas crianças e jovens de realidades duras e cruéis. Por isso, é preciso pensar um sistema educacional que ensine mais que conhecimento didático, que ensine também conhecimento de vida, para que nossas crianças consigam discernir o certo do errado”, destaca o secretário.

Segundo Vera Lúcia, coordenadora de eventos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a escolha do tema foi de grande importância para os alunos, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura os direitos fundamentais próprios dos seres humanos. “O ECA assegura com absoluta prioridade a efetivação dos direitos da criança e do adolescente referentes à vida, à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer e à cultura”.

Premiação
Os alunos premiados no VI concurso foram João Paulo Araújo (Educação Infantil), da escola Comecinho de Vida, com uma televisão; Ivaneide do Carmo (Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e 3ª e 4ª etapas – EJA), da escola Paulo Freire, com um notebook; e Ana Cristina Rodrigues (Ensino Fundamental 1º e 2º ciclos e 1ª e 2ª etapas – EJA), da escola Olga da Silva, com um notebook.

As premiações são um incentivo ao desenvolvimento de um ensino mais criativo e digno, onde o aluno é sujeito participativo do processo de ensino-aprendizagem. “Queremos que nossas crianças e jovens saibam que são capazes de construir seus próprios futuros. E para isso é preciso que eles saibam do valor que possuem”, ressaltou Raimundo Neto.

Na premiação foi feita ainda a entrega simbólica dos kits escolares que serão distribuídos a toda a comunidade escolar. O kit é composto por caderno, lápis, borracha, caneta, régua e duas camisetas. “Sabemos que em sala de aula estes itens são necessários, pois muitos alunos não têm condições financeiras para comprar seus materiais”, lembrou o vereador Euzébio Rodrigues, que acompanhou a premiação na escola Paulo Freire. Texto e fotos: Rosiere Morais

Nenhum comentário: