quinta-feira, 6 de maio de 2010

Universidade do Sul e Sudeste do Pará vai sair do papel

Bancada federal do Pará acerta com o ministro da educação a criação da UNIFESSPA

Por iniciativa do Deputado Zequinha Marinho, a bancada federal do Pará, esteve em audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para retomar as discussões sobre a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. Na ocasião, compareceram os seguintes parlamentares: Zequinha Marinho, Paulo Rocha (coordenador da bancada), Giovanni Queiroz, Gerson Peres, Nilson Pinto, Elcione Barbalho, Asdrubal Bentes e o Senador José Nery.

O deputado Zequinha Marinho elaborou documento e coletou assinaturas, onde a bancada expressa seu apoio e interesse na criação da Universidade, anexando a esse documento um projeto elaborado pela comissão formada por professores da UFPA, ainda sob o comando do reitor Alex Fiúza de Mello. O ministro deu ordem para começar o processo, que será consolidado através da emancipação do campus da UFPA de Marabá.

A futura universidade deverá funcionar no município de Marabá e está orçada em R$ 358 milhões. Para isto, o atual reitor da UFPA, Carlos Maneschy, entrará em cena ainda esta semana, quando se reunirá com a secretária de ensino superior do MEC, Maria Paula Bucci, para planejar as ações de fortalecimento do campus Marabá, visando sua emancipação e imediata transformação na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.

Segundo o deputado Zequinha Marinho, mesmo depois muitas reuniões, o projeto de criação da UNIFESSPA ainda estava parado por falta de uma ação política mais intensa junto ao ministro da Educação.

“A reunião de ontem foi fundamental e decisiva para que o ministro autorizasse que ações do próprio ministério assim como da UFPA fossem tomadas, objetivando a consolidação do projeto”, destacou Zequinha. (André Couto/Assessor de Imprensa)

Nenhum comentário: