quarta-feira, 19 de maio de 2010

Atletas internacionais treinam no Mangueirão


O Grande Prêmio de Atletismo Caixa Governo do Pará será disputado nesta quarta-feira (19) a partir das 18h, no Magueirão

A preparação dos atletas do mundo inteiro para o Gp de Atletismo Caixa Governo do Pará começou na tarde desta segunda-feira (17) após a chegada dos desportistas na capital paraense e prosseguiu na terça de manhã. Os atletas de todo o mundo já começam a treinar no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Há treinamentos das modalidades de salto em altura, 400 metros com barreira, arremesso de martelo e salto em distância.

O treinamento é o caminho para os bons resultados no GP de Atletismo Caixa Governo do Pará que será disputado nesta quarta-feira (19), a partir das 18h. O governo do Estado por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) é quem realiza o evento.

Segundo o superintendente técnico, Martinho Nobre dos Santos, o GP que a cidade de Belém sediará tem a mesma importância que teve nas edições anteriores. "Todos os GPs pontuavam, mas devido ao cancelamento da competição que classificava para o mundial, não existe mais a pontuação para essa competição. Porém o GP é a oportunidade dos atletas melhorarem sua participação no ranking mundial".

No Pará, o GP já é tradição. O público que chega a ser um dos maiores em todas as etapas, como já aconteceu em 2004, com a presença de 42 mil pessoas, faz com que brilhe ainda mais o esporte no Estado. "Nenhum país realiza 5 GPs internacionais seguidos. O Brasil é o único do mundo a realizar essa competição. É a oportunidade para os atletas mostrarem seu potencial esportivo. Além de que Belém reúne sempre um público muito bom", acrescenta.

Atletas - O primeiro treinamento no Mangueirão teve a participação de aproximadamente 40 pessoas. Para o atleta que compete a prova de velocidade 400 metros com barreira, Thiago Sales, o objetivo de competir em Belém é a busca do aperfeiçoamento durante a prova. "Aqui a pista é muito boa, o que vai colaborar para chegar a bons resultados. Outro fator importante também é o clima, pois não vamos ter o calor que tem aqui em Belém durante o dia. Acho que isso irá ajudar", afirmou.

Thiago foi o 5º lugar no Pan-Americano de 2005 na categoria juvenil, vice-campeão Sul-Americano em 2008, foi o 4º lugar no troféu Brasil de Atletismo nos anos de 2007 e 2008, e na última competição do GP em Fortaleza, ocorrido no último domingo (16), o sétimo lugar. O treinamento teve também a participação do atleta paraense Alan Fonteles. Para Alan, os atletas que irão competir no GP são espelhos para a carreira que pretende seguir. Alan Fonteles irá participar da prova de 100 metros que antecede as provas oficiais da disputa.

"Já tive a oportunidade de participar de provas da programação do GP duas vezes, e é com muita alegria que vou novamente participar. Essa prova pra mim já serve como preparação para o Campeonato Brasileiro de Atletismo que vai acontecer no final do mês em Fortaleza", declara. Alan Fonteles faz parte do projeto Papo Cabeça, desenvolvido pelo governo do Estado por meio da Seel. Ao todo 40 alunos têm aulas de atletismo durante a semana.

Um dos destaques que estão em Belém é o atleta americano Jamie Nieto, que irá participar da prova na capital paraense pela terceira vez. Para Jamie o objetivo é vencer os próprios desafios. O atleta nunca venceu a prova de salto em altura em GPs disputados em Belém, e espera agora conquistar essa vitória. "O horário da prova aqui era muito cedo, e não estava acostumado com as mudanças de horário, mas agora pretendo vencer com a ajuda noturna, já que este ano as provas serão à noite", disse.

Antidoping- No Mangueirão haverá um lugar reservado para que após as provas os atletas possam fazer o teste antidoping. A escolha dos atletas que passarão pelo exame é feita através de um sorteio. Primeiro sorteia-se 10 provas de todas as que serão disputadas, após isso se faz o sorteio das colocações. O atleta que for sorteado de acordo com a prova e com a colocação será encaminhado ao oficial de controle de doping para que seja coletado o material para posteriormente ser encaminhado para análise laboratorial. Os atletas que disputarão o GP na quarta-feira (19) tiveram treino marcado para 16h30 de hoje no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão. O ônibus sai 16h do Hotel Crowne Plasa.

Congresso técnico - Nesta terça-feira, às 19h, no Hotel Crowne Plaza irá acontecer o congresso técnico para esclarecer as regras das competições, e como funciona. O congresso é destinado aos técnicos e preparadores de atletas. No GP Caixa Governo do Estado do Pará, 65 árbitros locais vão fazer parte da arbitragem. Destes, cinco são do interior do Estado. (Secom)

Nenhum comentário: