quinta-feira, 13 de maio de 2010

Queda de chaminé leva Vale a fechar refinaria por 10 dias

A Vale Inco., subsidiária da mineradora brasileira Vale S.A, fechou sua refinaria de níquel de Copper Cliff em Sudbury, Ontário (Canadá), após o desmoronamento parcial do topo de uma chaminé. A caldeira, que estava operando com 50% de sua capacidade, passou a não operar a partir do momento em que a chaminé começou a ser reparada.

McPhee não soube dizer quanto tempo a refinaria vai ficar fechada, mas o porta-voz do United Steelworkers, Wayne Fraser, afirma que a Vale já informou que a caldeira deve ficar fechada entre dez e 12 dias. O Ministério do Trabalho de Ontário está investigando a queda da chaminé.

A refinaria de Copper Cliff é alimentada por minas próximas em Ontário, e sua produção de matte de níquel é transformada em cátodo de níquel na refinaria Clydach da Vale, no País de Gales. As operações de níquel da Vale em Ontário e no leste do Canadá estão operando com capacidade reduzida de qualquer forma, por causa de uma greve que já dura dez meses.

A Vale tem usado uma equipe de cerca de 1,2 mil trabalhadores não sindicalizados e funcionários contratados para reforçar a produção enquanto a greve continua. Conversas mediadas por árbitros entre a Vale e representantes dos sindicatos para entrar em negociações fracassaram na quinta-feira passada.

O analista da JPMorgan, Michael Jansen, disse que a refinaria de níquel de Copper Cliff pode produzir 70 mil toneladas métricas por ano, na capacidade total. (Infomine)

Nenhum comentário: