sábado, 29 de maio de 2010

Ministra da Casa Civil, Erenice Guerra parabeniza a governadora Ana Júlia

A ministra da Casa Civil Erenice Guerra elogiou a governadora Ana Júlia Carepa pelo desempenho do Estado em criar perspectivas de desenvolvimento

Brasília - "A senhora está de parabéns pelo trabalho no Pará, mostra organização e planejamento. As empresas que lá se instalaram têm garantia de fonte de recursos e matéria prima, de compradores, e ainda condições de transporte facilitado para escoamento da produção", disse à governadora Ana Júlia Carepa a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Guerra.

Em audiência no gabinete da ministra, em Brasília, nesta quarta-feira (26), a governadora Ana Júlia apresentou os resultados do Pará na área de desenvolvimento e na transformação dos recursos naturais em produtos industrializados.

O que era apenas projeto na última audiência dela na Casa Civil, hoje já é realidade no Estado, em especial os empreendimentos ligados à siderúrgica da Vale em Marabá, na região de Carajás, que já está gerando perspectivas em outras regiões do Estado. "Quando souberam que vamos transformar o minério de ferro em vergalhões de aço, os investidores resolveram montar em Castanhal, a 70 quilômetros de Belém, uma empresa para produzir vagões de trem", informou Ana Júlia Carepa.

Ela disse à ministra Erenice Guerra que fatos como esses mostram que o Pará é a terra das oportunidades, um lugar que dá passos firmes rumo ao desenvolvimento econômico e social, com garantias legais para quem quer trabalhar. A ordem é produzir, comprar, vender e gerar emprego e renda para o povo paraense, disse a governadora.

PAC Paraense - Ana Júlia também convidou a ministra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento do Estado do Pará - o PAC-Pará. Com investimentos de R$ 4 bilhões do Tesouro estadual e de financiamentos, o Governo do Estado vai pavimentar, recuperar e melhorar o tráfego urbano e rural em todo o Pará.

A ministra Erenice Guerra foi informada também sobre o acordo político em torno da aprovação, pela Assembleia Legislativa do Pará, da autorização sem restrições ao empréstimo de R$ 366,7 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), recursos liberados pelo governo federal para compensar perdas de arrecadação provocadas pela crise financeira internacional.

Por decisão da Assembleia Legislativa, os municípios receberão 51% dos recursos; 33% serão destinados a obras de infraestrutura; 4,5% ao governo estadual e 11,5% para a Assembleia Legislativa, para aplicação em obras indicadas pelos parlamentares através de emendas.

Acompanharam a governadora Ana Júlia Carepa os secretários de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro; de Governo, Edilson Rodrigues; e a coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior. (Secom, com informações de Renata Biondi)

Nenhum comentário: