sábado, 22 de maio de 2010

Seminário conjunto Vale e Fapespa reune mais de 200 pesquisadores no Hangar

Mais de 200 pesquisadores da comunidade cientifica paraense participaram ontem (dia 18), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, do Seminário Técnico da Vale, realizado em parceria com as Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará.

O objetivo era tirar as dúvidas dos pesquisadores à respeito do edital lançado pela empresa mineradora em conjunto com as FAPs do Pará, Minas (FAPEMIG) e de São Paulo (FAPESP). De acordo com a Gerente de Cooperação e Fomento da Vale, Domenica Blundi, o evento cumpriu sua finalidade pois esclareceu vários itens de submissão para as propostas de financiamento de projetos para as áreas como Mineração, Energia, Ecoeficiência e Biodiversidade, e Produtos Ferrosos para Siderurgia, propostos pelo novo edital.

“Com certeza o fato da ter o auditório praticamente cheio, com pessoas comprometida e interessadas, representa uma excelente aceitação por parte dos pesquisadores paraenses ao edital”, disse.

Domenica disse também que o grupo técnico que elaborou o edital, assim como das pessoas que fazem parte do comitê gestor do mesmo, está aberto para sugestões que serão importantes para s próximas versões deste edital. Entre as dúvidas surgiram questões sobre a forma de submissão e gestão ds recursos em rede.

O edital propõe submissão de projetos individuais, mas articulados em rede. Para o presidente da Fapespa, prof. Dr. Ubiratan Bezerra, trabalhar em rede ainda é algo bastante complexo no país e não só neste edital. “Esta prática no Brasil ainda é recente”, explica.

O edital exige que as propostas deverão envolver no mínimo dois projetos interdependentes e/ou complementares e contemplar, no mínimo, dois estados distintos. A pesquisa em rede é uma tendência, pois otimiza ações e recursos, tanto humanos quanto materiais.

“Queremos implementar esta prática inovadora aqui no Pará, mas é preciso haver articulação entre os pesquisadores. Quando se propõe um tema em rede pressupõe-se que cada um faça sua parte, mas tudo é complementar. No edital há regras. Define-se uma rede temática que vai ser composta pelos pesquisadores dos estados envolvidos”, explicou.

A gerente da Vale disse ainda que as dúvidas que surgiram eram esperadas. Apesar disso o que se espera é a colaboração de todos.

“O edital é complexo e inovador em sua proposta. O que gostaríamos é que as pessoas estejam abertas a se comprometer com esta oportunidade, pois são muitos recursos. Estamos empenhados em contribuir com o desenvolvimento tecnológico do país, e dos estados envolvidos neste edital, principalmente”, finalizou Domenica.

Para Flaviana Vieitas, o seminário foi satisfatório e semelhante ao realizado em São Paulo, onde os pesquisadores também levantaram estes tipos de quetões. "As dúvidas aqui foram sobre gestão de recursos e articulação dos projetos. Por isso, os que ainda precisarem de orientações, podem nos enviar um e-mail para o fapespa@fapespa.pa.gov.br. O que não puder ser resolvido por aqui, será encaminhado aos outros membros do comitê”, esclareceu.

A Vale e as três FAPs juntas vão destinar R$ 40 milhões às propostas aprovadas. Os pesquisadores interessados em inscrever suas propostas devem consultar o edital através da página da Fapespa na internet, no endereço www.fapespa.pa.gov.br.

A iniciativa faz parte de uma parceria anunciada pela Vale no final do ano passado com as Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas, São Paulo e Pará, envolvendo uma linha de financiamento no valor total de R$ 120 milhões.

A experiência, pioneira no país, une iniciativa privada e três das principais agências de fomento à pesquisa do Brasil com o objetivo de desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica em rede, que contribuam para o avanço do conhecimento nas áreas previstas no edital e, simultaneamente, para a aplicação do conhecimento gerado na promoção do desenvolvimento da tecnologia nacional.

Para o doutorando Ádamo Santana, pesquisador pela Universidade Federal do Pará, o seminário foi muito esclarecedor, especialmente para ele que junto com mais sete pesquisadores pretendem inscrever projetos na área de Energia e Logística.

"Geralmente o pesquisador inscreve seu projeto individualmente, mas para este edital somos um grupo de sete pesquisadores e é natural surgirem duvidas como fazer a gestão e como será o orçamento para o projeto, mas o seminário foi muito proveitoso, além do material técnico de apoio que recebemos", disse.

As propostas para o edital conjunto podem ser apresentadas em duas modalidades: Individual ou em Rede de Pesquisa, e devem ser entregues à FAP do estado de residência do proponente. Nos estados do Pará e Minas Gerais, as propostas devem ser enviadas, via Internet, por meio do Formulário de Submissão de Propostas On line.

Em São Paulo, os projetos devem ser encaminhados em formulário impresso. O prazo para entrega de propostas se estende até o dia 23 de junho. O seminário técnico realizado em São Paulo, na semana passada, reuniu cerca de 130 pesquisadores da comunidade acadêmica daquele estado. Na próxima sexta-feira, 21 de maio, será feito o de Minas Gerais. (Fonte: Ascom Fapespa)

Nenhum comentário: