domingo, 16 de maio de 2010

Primeira obra do Programa Ação Metrópole beneficiará dois milhões de pessoas

O Complexo Viário Júlio Cezar e o Elevado Daniel Berg marcam uma mudança histórica no trânsito de Belém e vai beneficiar dois milhões de pessoas

Sob um calor de mais de 30 graus, a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou, na manhã deste domingo (16), a primeira obra do Programa Ação Metrópole que beneficiará cerca de dois milhões de moradores da Região Metropolitana de Belém: o Complexo Viário Júlio Cezar e o elevando Daniel Berg, na esquina das avenidas Júlio Cezar com Pedro Alvarez Cabral.

O ato foi marcado por apresentações culturais, shows e discursos políticos, no Aeroclube de Belém, reunindo dezenas de autoridades, lideranças religiosas e representantes de movimentos sociais e militantes de partidos. Quem passou pelo área do complexo também se empolgou com a inauguração.

O taxista Sérgio Luiz Silva Pinto considerou importante a construção do elevado da Júlio Cezar por achar que "vai resolver o problema do fluxo de carros" no perímetro. "O povo vai se atrapalhar no início, mas depois se acostuma", disse Sérgio, ao falar da adaptação às mudanças do trânsito na área onde circulam em média 45 mil veículos por dia.

Por motivo de segurança, o complexo será aberto a partir das 16 horas deste domingo, após a dispersão do público do local. A partir do funcionamento, vai passar pelo elevado, o motorista que trafegar pela Júlio Cezar no sentido aeroporto/Almirante Barroso ou vice-versa.

No sentido Centro/Entroncamento, o itinerário deve ser feito pela Avenida Senador Lemos, passando por baixo do elevando, sendo o contrário pela Pedro Álvares Cabral, que passa a ter sentido único para o centro de Belém. O acesso pela pétalas é para quem segue no sentido Centro/aeroporto (via Senador Lemos), Almirante/Centro (via Júlio Cezar, e aeroporto/Entroncamento.

Projeto - O projeto Ação Metrópole, coordenado pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) do governo do Pará, foi planejado há 20 anos por uma agência japonesa, a Jica. Só agora foi possível concretizá-lo. No discurso de inauguração, a governadora Ana Júlia Carepa fez um histórico da obra e agradeceu a todos que colaboraram com a execução do projeto.

Ao falar da continuação das outras etapas do Ação Metrópole (incluindo a revitalização da rodovia Arthur Bernardes, a construção da Avenida Dalcídio Jurandir e o Parque Ecológico de Belém), Ana Júlia lembrou também de obras do governo que foram e estão sendo executadas no interior do estado, com ações nos 143 municípios paraenses.

A governadora aproveitou o momento para criticar "aqueles que só fizeram obras na capital e se esqueceram do interior", alfinetando seus principais opositores políticos. Ana Júlia disse que o interior do estado passou um período de abandono de 12 anos e que ainda não foi possível resolver tudo em três anos.

A questão da educação foi um dos pontos tocados por ela em seu pronunciamento, ao falar da reforma e construção de escolas no Estado. Como exemplo, a governadora lembrou que seu governo já desenvolveu ações como a construção de uma escola com salas climatizadas em Eldorado do Carajás, município onde em 1996 houve o massacre de 19 trabalhadores rurais sem terra.

Ao finalizar o discurso, Ana Júlia disse disse que não tem medo de ataques nem de baixarias, por seguir o exemplo de muitas mulheres "guerreiras" no estado, que lutam por uma vida melhor. Sobre o ato de protesto realizado por sindicalistas antes da inauguração do complexo a governadora disse que era "democrático". (Secom)

Nenhum comentário: