sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ana Júlia apresenta complexo viário da Júlio César aos jornalistas

A governadora Ana Júlia explica aos jornalistas o papel do Complexo Viário e do Elevado para o trânsito e o transporte público na região metropolitana

A dois dias da inauguração do Complexo Viário Júlio Cezar Ribeiro de Souza e do Elevado Daniel Berg, a governadora Ana Júlia Carepa reuniu a imprensa para apresentar aos jornalistas os detalhes da obra que garantirá mais agilidade e maior fluidez no trânsito no entorno das avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral, por onde circulam, em média, 46 mil veículos por dia, segundo a coordenação do projeto Ação Metrópole, reponsável pelas obras. Para a construção do complexo viário e do elevado foram investidos R$ 23 milhões.

"Há 20 anos se detectou a necessidade dessa obra, mas só nosso governo teve coragem para fazê-la. Este é um projeto ousado, planejado para ser concluído em 2014. Não existe desenvolvimento sem planejamento", informou a governadora, ao assinalar que o complexo e o elevado são apenas as primeiras obras de um projeto que fará a maior intervenção na malha viária e no sistema de transporte da Região Metropolitana de Belém nos últimos 20 anos.

"Vamos melhorar o sistema de transportes, inclusive na periferia, sem precisar acrescentar ônibus nem carros e, com isso, diminuir a emissão de gases do efeito estufa", garantiu a governadora.

Ana Júlia Carepa anunciou, ainda, a construção da Praça do Elevado, um espaço de 36 mil metros quadrados que contará com quadra esportiva, área recreativa, infocentro, unidade de Polícia Comunitária, anfiteatro, entre outros espaços para o lazer da população. Ela destacou também que todas as obras do projeto preveem ciclovias, oferecendo segurança e tranquilidade a milhares de pessoas que se deslocam por meio de bicicletas na Grande Belém.

Além de apresentar as melhorias decorrentes da inauguração do complexo, a governadora Ana Júlia expôs detalhes do projeto Ação Metrópole, que tem o objetivo de ampliar a infraestrutura viária, além de planejar e implementar um modelo novo de gestão do transporte público, integrando os cinco municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) - Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará - e beneficiando mais de dois milhões de pessoas.

Primeira etapa - O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira, 14, no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Participaram da entrevista coletiva, o titular da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) Marcílio Monteiro, o arquiteto Paulo Ribeiro coordenador de planejamento e gestão do Ação Metrópole e o engenheiro Luis Moura, coordenador de Obras e Infraestrutura do projeto.

A primeira etapa do projeto Ação Metrópole inclui ainda o prolongamento da Avenida Independência, entre Augusto Montenegro e Júlio César, a revitalização da Rodovia Arthur Bernardes, de Icoaraci até a Pedro Álvares Cabral, a revitalização do Parque Ecológico de Belém, a duplicação da Transmangueirão, o prolongamento da avenida João Paulo II até a BR-316, a duplicação da Perimetral e a construção de uma passagem subterrânea interligando a Perimetral e a Dr. Freitas, sob a Almirante Barroso. Paulo Ribeiro destaca que as mudanças na rodovia Arthur Bernardes e na avenida Independência incluem a construção de calçadas, uma nova ponte sobre o rio Paracuri e ciclovias ao longo das duas avenidas. (Secom)

Nenhum comentário: