quinta-feira, 13 de maio de 2010

GP de Atletismo no Mangueirão sorteará um carro zero quilômetro entre o público

Grande Prêmio de Atletismo Caixa -Governo do Pará, no Mangueirão, será na próxima quarta, 19, e sorteará um carro 0 quilômetro entre o público

Pela nova vez consecutiva, o Pará sediará um evento de atletismo de nível internacional. É o "GP de Atletismo Caixa Governo do Pará", na próxima quarta-feira (19), a partir das 17h, no Estádio Olímpico Mangueirão, em Belém. Durante o evento, haverá o sorteio de um carro zero quilômetro, ao qual todos os presentes poderão concorrer.

O GP acontece em um grande momento do esporte nacional, pois o Brasil sediará nos próximos anos vários eventos esportivos internacionais de grande porte, como a Copa das Confederações, Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A meta do governo federal é transformar o Brasil em potência olímpica dentro de dez anos.

O evento no Pará integra este esforço, na medida em que prevê também competições envolvendo atletas locais. A expectativa é de que a interação com os grandes nomes do esporte internacional contribua para a troca de experiências e a evolução do atletismo paraense.

Entre as atrações nacionais e internacionais, o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, receberá nomes como Fábio Gomes da Silva, Mark Hollis, Jessé Farias de Lima e Bernard Williams. Uma forte disputa é esperada no salto com vara. O brasileiro Fábio Gomes da Silva, campeão panamericano no Rio em 2007 e recordista sul-americano, com 5,76 m, enfrentará dois norte-americanos que estão entre os 20 melhores do mundo em 2009: Mark Hollis e Darren Niedermeyer, empatados em 17º lugar com 5,70 m. Este ano, Fábio e Darren estão entre os 10 melhores no Ranking da IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

No salto em altura, o representante do Brasil, Jessé Farias de Lima, terá pela frente o polonês Grzegorz Sposob, com quem está empatado no 11º lugar no Ranking com 2,31 m. Nos 100 m, teremos o norte-americano Bernard Williams, prata nos 200 m nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, que competirá com os brasileiros Sandro Viana e José Carlos Moreira, que conseguiram o 4º lugar no revezamento 4x100 m nos Jogos de Pequim 2008.

Outros nomes devem ser confirmados nos próximos dias. Ao todo, serão realizadas 14 provas, sete masculinas e outras sete femininas. Quatro provas terão a participação de atletas paraenses. A entrada é franca e os ingressos serão distribuidos a partir de segunda-feira (17) nas agências da Caixa Econômica Federal e na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (ao lado do Mangueirão).

Pará Olímpico - Em sintonia com os grandes investimentos previstos pelo governo federal no esporte - seja o educacional, de rendimento ou de participação -, o Governo Popular está construindo o projeto "Pará Olímpico", que visa formar atletas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O GP já é parte desse processo, pois Belém é recorde de público sul-americano. No ano passado 38 mil pessoas estiveram presentes, número que deve ser superado este ano, quando 42 mil ingressos gratuitos estarão disponíveis nas agências da Caixa Econômica Federal, na Federação Paraense de Atletismo e em postos que ainda serão definidos. Quem for ao Mangueirão concorrerá ao sorteio de um carro 0 km. A TV Cultura também transmitirá a competição.

Os atletas chegam em Belém na segunda-feira (17) e a Paratur vai recepcioná-los com grupos folclóricos e danças típicas da região. Os treinos devem acontecer na segunda-feira, das 16h às 19, e na terça, de 8 às 11hs e de 16 às 19 horas. A Seel avalia com a Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) e Detran a viabilidade de disponibilizar linhas de ônibus alternativas até o local da prova. A idéia é ter pontos específicos para a saída dos transportes, um deles em São Brás.

Serviço: GP de Atletismo Caixa - Governo do Pará, quarta-feira (19/05), 17h, no Estádio Olímpico Mangueirão. Entrada franca, com sorteio de um carro 0 km. (Secom)

Nenhum comentário: