terça-feira, 18 de maio de 2010
Cerca de 400 atletas se revezam diariamente na 1ª fase dos JIPs
Jips - Independente do resultado de cada jogo, todos saem vitoriosos.
São 40 jogos diários e aproximadamente 400 atletas se revezando em quadras das escolas Chico Mendes, Marluce Massariol, Eduardo Angelim e Irmã Dulce, em jogos de futsal, handebol, basquete, vôlei e xadrez. Esses atletas se unem a um universo de 1.645 jogadores da 1ª fase dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs), etapa infanto-juvenil, que vem ocorrendo desde o dia 9 e vai até 23 de maio.
Atletas que torcem, vibram, lutam, ganham e às vezes perdem, mas não desistem, pois levantam a cabeça, ajeitam o uniforme e vão para o próximo jogo. É esse o espírito dos alunos-atletas que têm, aos seus lados, professores competentes e empenhados em seus sucessos, tanto no esporte como na vida.
“Sabemos das expectativas deles em relação aos jogos, por isso procuramos apoiá-los e prepará-los tanto para a vitória como para a derrota”, diz Jorge Aires, professor de educação física da escola Cecília Meireles. Jorge ressalta que para seus alunos os JIPs são o evento esportivo mais aguardado do ano.
É perceptível nos “pequenos” atletas a expectativa e o anseio pelos jogos, tanto que durante a competição eles acordam às 5 horas da manhã para não perderem nenhum minuto de jogo. E quando termina a tão aguardada partida, independente do resultado, o espírito é o mesmo: continuar jogando e torcendo pelos companheiros que vão enfrentar a próxima partida.
“Não medimos esforços para fazer dos JIPs a maior competição esportiva do município”, enfatiza Ana Francisca, coordenadora do setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A coordenadora lembra que o resultado dos jogos é sempre excepcional tanto para a escola como para a sociedade. “Os alunos que participam dos jogos não são apenas bons atletas, são também bons alunos, porque essa é uma condição básica para fazer parte da competição, ser dedicado aos estudos tanto quanto ao esporte”.
Para o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, os JIPs têm mudado a cara de muitas escolas municipais, pois escolas que antes tinham altos índices de violência agora são escolas tranquilas, com alunos dedicados e comprometidos com o estudo. “Temos uma grande equipe dedicada aos jogos. São motoristas, professores, coordenadores, auxiliares de serviços gerais, seguranças e enfermeiros, sem os quais seria impossível a concretização deste campeonato”.
A 1ª fase dos JIPs encerra no próximo domingo (23), quando será conhecida a escola campeã da edição 2010. “Ser campeão é importante, mas é uma conquista a mais ao lado de tudo que vivenciamos ao longo do ano com jogos, treinos e muita diversão”, conclui Jorge Aires. (Texto e foto: Rosiere Morais)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário