segunda-feira, 24 de maio de 2010

Programações marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes



Com o tema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a Prefeitura de Parauapebas, em parceria com a Câmara Municipal, realizou uma programação que teve início no dia 17 e finalizou no dia 20 de maio, sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a programação começou na segunda-feira com distribuição de panfletos no sinal da rua 10, bairro Cidade Nova. Na terça-feira, foram mobilizados alunos de escolas, alunos do projeto Pipa, psicólogos, assistentes sociais, Conselho Tutelar e profissionais que trabalham na causa e demais pessoas, para participar da passeata às 15h30, saindo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na rua 15, em frente à Praça dos Metais.

A caminhada contou com apoio do DMTT e seguiu descendo na rua 14, depois subiu pela Rio de Janeiro, até a Praça da Cidadania, bairro Rio Verde. De acordo com o secretário de Assistência Social, Altamiro Borba Soares, a passeata foi de grande importância para todos, porque a população pôde ver que existem pessoas que trabalham no combate à violência praticada contra crianças e adolescente em Parauapebas, e que a comunidade pode denunciar.

Durante a passeata, foram distribuídos panfletos, mostrado faixas e pronunciado o grito de guerra deste ano, que foi “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.
Na quarta-feira, a programação continuou com a distribuição de panfletos no sinal da rua 14, e na quinta-feira (20) houve sessão especial na Câmara Municipal, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, às 16 horas.

Na sessão especial contou com a presença do secretário da Semas, Altamiro Borba, que representou o prefeito Darci Lermen; o presidente da Câmara Municipal, Adelson Fernandes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Lucineide Santana; o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Fabiano Marinho; Aldo Serra, do Conselho Tutelar; a juíza da 2ª vara, Eline Salgado; o investigador da Polícia Civil, Sérgio Luz; e os vereadores Wolner Wagner, Percília Martins, Faisal Salmen e Odilon Rocha.

No início da sessão, ainda teve o pedido de ajuda da mãe de Ana Karina Matos, que estava grávida de nove meses e desapareceu cerca de duas semanas em Parauapebas, e em seguida uma apresentação dos alunos medalhistas do Projeto Pipa, e logo após o pronunciamento das autoridades.

O objetivo foi mobilizar a população do município para que não deixe que nossas crianças e adolescentes sejam abusadas.

18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi espancada, violentada e assassinada. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.

Por ocasião da data, entidades e órgãos governamentais ligados à defesa dos direitos humanos celebram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo da manifestação é mobilizar a sociedade em geral para o combate a essa forma de violência, além de estimular a denúncia contra a violação de todos os direitos dos jovens brasileiros.

A programação encerrou no dia 20, mas a luta contra o abuso às nossas crianças e adolescentes continua com ajuda dos profissionais e da população, que pode denunciar para o Conselho Tutelar 3356-2150, Semas 3346-8225 ou ainda para o Disque Denúncia 3346-2250. (Deicharles Damascena)

Nenhum comentário: