quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pará discute alternativas de inovação tecnológica

Criado pelo governo paraense o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia ajudará indústria a poupar energia identificando desperdício

Fortalecer a criação de um sistema de desenvolvimento regional sustentável, que use a ciência, a tecnologia e a inovação para melhorar o aproveitamento dos recursos naturais e tornar o mercado amazônico mais competitivo. Do dia 19 a 21 de maio, especialistas de todo o Brasil debatem esta temática no I Encontro Paraense de Inovação e Tecnologia, que acontece em Belém, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o encontro tem como objetivo reunir o maior número possível de professores, pesquisadores, empresários, estudantes e servidores públicos em torno das vantagens da inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável do Estado.

E com isso, estimular uma discussão crítica sobre o tema e, ao mesmo tempo, capacitar mão de obra para ocupar funções que exigem conhecimentos específicos na área de tecnologia e inovação.

Mais de 700 pessoas já estão inscritas. Durante os três dias do evento serão realizadas 20 palestras, enquadradas de acordo com os seguintes eixos temáticos: "Programas e Instrumentos de Incentivo a Ciência, Tecnologia e a Inovação", "A Inovação, a Tecnologia e o Desenvolvimento Social", "Inovação e Tecnologia a Serviço do Empreendedor", "Disseminação das fontes de informações tecnológicas para o processo de inovação nas empresas", "Políticas Públicas de Incentivo à Inovação", "Mercado Local e Mundial para Empresas Inovadoras" e "Financiamentos e Venture Capture".

O secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Pará, Maurílio Monteiro, vai falar no evento sobre o Sistema Paraense de Inovação (Sipi), do qual fazem parte os Parques Tecnológicos de Belém, Marabá e Santarém, e também o NavegaPará, já considerado o maior programa de inclusão digital do Brasil.

Criado para induzir o desenvolvimento econômico atrelado ao uso mais intensivo de ciência e tecnologia na produção de bens e serviços, o Sepi se propõe a fortalecer grupos de pesquisa, laboratórios e programas de pós-graduação das instituições formadoras de recursos humanos do estado do Pará, além de criar sinergias entre esses entes e as empresas para atendimento às demandas da região.

Como parte do I Encontro Paraense de Inovação e Tecnologia 2010 será realizado simultaneamente o IV Encontro Regional de Empreendedorismo na Amazônia.

Promovido pela Rede Amazônica de Incubadoras de Empresa (Rami/UFPA), o evento é direcionado às incubadoras de empresas e tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo na região.

Mais informações podem ser obtidas no site http://www.epitpara.com/2010/ (Ascom)

Nenhum comentário: