quinta-feira, 6 de maio de 2010

Encontro debate cadeia produtiva do mel na região



Apipará - Ireneu Dal Santo.

Foi realizado na última sexta-feira (30), em Parauapebas, o lançamento do Apipará Regional, evento sobre a cadeia produtiva do mel que se realizará entre os dias 10 e 13 de dezembro deste ano, na cidade de Eldorado do Carajás.

Na oportunidade, serão realizados o IX Congresso Paraense de Apicultura e Meliponicultura, o I Seminário de Apicultura e Meliponicultura da Região Carajás e a II Feira do Mel de Eldorado do Carajás.

Com o tema “Carajás, o El Dorado que emana leite e mel”, o evento promoverá um conjunto de palestras, seminários e debates sobre a produção de mel e abelhas, através da apicultura, com abelhas estrangeiras e a meliponicultura, abelhas sem ferrão e nacionais.

Além de fomentar o crescimento da atividade apícola, visando o desenvolvimento sócio-econômico do estado e a preservação ambiental, o Apipará contribui para a difusão de associações, instituições, empresas, produtos, equipamentos, insumos e materiais apícolas.

Antes do evento oficial, a organização do Apipará faz vários encontros entre os produtores de mel. O primeiro foi realizado no final do mês de março, na cidade sede, e o segundo encontro foi agora, em Parauapebas. O próximo passo é apresentar o evento no encontro nacional da cadeia apícola, que será realizado no mês de maio, na cidade de Cuiabá (MT).

O lançamento regional contou com as presenças do presidente da Federação de Apicultores do Pará (Fapic), Gerson de Moraes; do representante do Sebrae, Júlio Fontoura; e de representantes de produtores de mel das cidades de Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás, além dos secretários de Produção Rural de Parauapebas (Sempror), Irineu Dal Santo; e o secretário do setor rural de Eldorado, Josivaldo Paixão Almeida.

O responsável pela Sempror disse em seu discurso que “nós estamos vivendo um momento diferente, pois a agricultura nunca passou por um momento como este. Até bem pouco tempo, a gente tinha a monocultura e as grandes propriedades, uma cultura de exclusão, pois o pequeno e médio produtor não conseguia competir com o grande. Hoje, com o associativismo e a diversificação na produção rural, o campo se torna um investimento mais viável”.

Produção de mel na região
A criação de abelhas é uma atividade que promove a melhoria da qualidade de vida, através da geração de ocupação e renda, e não degrada o meio ambiente, nem contamina ou esgota os recursos naturais, possibilitando às famílias a prática de outras atividades agrícolas.

Como evidência da expansão da atividade, o Estado do Pará vem se consolidando como grande produtor de mel do Brasil, sendo o principal produtor da Amazônia, com mais de 3.000 apicultores em atuação, cuja produção de mel cresceu em 1000% entre 2002 e 2007, totalizando 1.000 toneladas no ano passado.

As ações de organização dos produtores, capacitação, acompanhamento técnico, pesquisa e difusão de tecnologias têm se intensificado pela Fapic e pelas demais instituições que promovem e fomentam o setor.

Em Parauapebas, a Secretaria de Produção Rural (Sempror) iniciou um trabalho em 2009 para implantação e desenvolvimento da produção apícola na cidade. Até então, 25 famílias participaram de formação e capacitação para trabalhar com o mel.

A apicultura em Parauapebas faz parte do programa “Diversificar”, que trabalha para que o produtor rural aproveite a propriedade com outros investimentos, além do gado. Fazem parte também deste programa a piscicultura e a ovinocaprinocultura.
(Texto: Karine Gomes; fotos: Helder Messiahs)

Nenhum comentário: