sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Carneiro é nova opção dos paraenses

Em uma área onde um animal bovino é criado, 20 caprinos são capazes de gerar mais lucros para o mercado pecuário. É o que garante Joel Bitar, presidente da Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Pará (Accopa), que realiza até o próximo domingo a 43ª Feira de Ovinos e Caprinos do Pará, dentro da programação da Amazonpec - II Encontro Internacional da Pecuária na Amazônia. O evento reúne pequenos e médios criadores paraenses. Durante a feira, acontecerá neste sábado, às 19 horas, o Ouvinorte, leilão de cerca de 150 ovinos da melhor linhagem.

Segundo Joel Bitar, o Pará tem 280 mil cabeças de ovinos e 70 mil de caprinos, quantidade considerada, por criadores e pecuaristas, alto-suficiente para a demanda local, já que o negócio tem se tornado cada vez mais lucrativo. Até mais do que a criação de bovinos. 'É mais lucrativo criar. Porém, o ideal é a junção de espécimes, que já vem acontecendo e tem fortalecido cada vez mais o mercado de caprinos e ovinos', diz o empresário.

Os caprinos criados no Pará, afirma Joel Bitar, não são destinados ao corte, mas, exclusivamente, à reprodução. Um reprodutor da raça, por exemplo, pode custar entre R$ 2 mil e R$ 10 mil. Porém, adianta Joel Bitar, até junho de 2010, o consumidor paraense vai encontrar carne de caprinos e ovinos nos supermercados, o que será viabilizado através de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e a Accopa. 'A Emater e a Sagri vão fechar a cadeira produtiva com o objetivo de disponibilizar carne de carneiro para o consumidor', diz Bitar. (Jornal O Liberal).

Nenhum comentário: