quarta-feira, 30 de setembro de 2009

MEIRELLES SE PREPARA PARA O BOMBARDEIO. O POLÍTICO SE SOBREPÕE AO TÉCNICO

Foram três meses de intensas negociações e muitas dúvidas. Mas o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, acredita que tomou a decisão certa ao se filiar ao PMDB para disputar as eleições de 2010. Na conversa que teve na tarde desta terça-feira (dia 29) com o presidente Lula, ele abriu o coração. Apresentou todos os argumentos nos quais se baseou para voltar à vida pública, abandonada em 2002, depois de ser o candidato a deputado federal mais votado por Goiás.

Meirelles ouviu do chefe que, por ele, continuaria à frente do BC até o fim do ano que vem. Como, no entanto, não conseguiu demovê-lo da idéia de disputar o governo de Goiás ou uma vaga para o Senado, Lula deu seu aval e disse que não faltará apoio à sua candidatura.

Mas Lula avisou que Meirelles deve de preparar para o bombardeio que virá contra ele, sobretudo da oposição. O PSDB quer voltar ao governo de Goiás com o senador Marconi Perillo. Para não ser atropelado, o partido avisou que questionará o fato de um presidente do BC se manter no cargo, mesmo filiado a uma legenda política. Os tucanos esquecem, contudo, que Gustavo Franco já era filiado ao partido quando foi comandar o BC durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Meirelles disse a Lula que ficará os próximos nove dias fora do Brasil. Além de acompanhar a comitiva presidencial que embarca nesta quarta-feira, dia 30, para Copenhague, Dinamarca, onde o Rio de Janeiro disputará o direito de sediar os jogos olípicos de 2016, vai para Turquia para uma reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na visão do presidente do BC, esse tempo será suficiente para baixar a poeira de sua filiação ao PMDB.

Quando voltar ao Brasil, terá a preocupação de tratar só de questões técnicas. Mas isso não será suficiente para acalmar os ânimos. O que vier a decidir, especialmente, com relação às taxas de juros, terá conotação política. O Meirelles técnico ficou no passado. A página virou. (Correio Braziliense).

Nenhum comentário: