Triângulo amoroso, exploração da cultura oriental, abordagem de temáticas sociais, uma vilã que maltrata a protagonista. Há muitas semelhanças entre “Caminho das Índias” e “O Clone”, mas a atual trama de Gloria Perez se distinguiu pela crescente participação do público no destino dos personagens. Fica a dúvida: quem influencia quem? Na era da interatividade nas telecomunicações, o público opina e ao mesmo tempo fala todos os termos e usa os adornos que aparecem na telinha.
No site oficial da novela (www.caminhodasindias.globo.com), os internautas usam e abusam da imaginação na hora de sugerir os finais para cada personagem. Na enquete “Que final eles merecem?”, o objetivo é saber o que os telespectadores esperam e, assim, garantir o maior número de pontos da audiência.
A enquete não é senão a exploração dos sentimentos (“Você perdoaria?” para Raul e Norminha) ou mesmo a vontade de fazer o que na vida real seria amoral ( “Qual castigo elas merecem?” para Yvone e Surya). Além dessas, existe ainda a clássica, claro, que pergunta com quem Maya deve ficar. Prova da interferência e do poder das enquetes foi a condução do personagem Bahuan, de Márcio Garcia, protagonista que no decorrer da trama ficou mais para personagem de segunda escala. Retirado da Rede Record com clima de “o bom filho à casa retorna”, o ator não rendeu o investimento desejado. Quem apareceu de verdade foi o marido arranjado, Raj, interpretado por Rodrigo Lombardi. E, ao que tudo indica, é com ele que Maya ficará.
No site oficial, outra enquete sonda os telespectadores: “Maya deve ser perdoada pela família Ananda?”. As respostas: “Sim, ela ama Raj” e “Não, a mentira sobre Niraj foi muito séria”. A primeira detém incríveis 88% dos 1.958.685 votos [até o fechamento da edição] dos internautas.
Assim como Raj, outra personagem que começou sem grande importância para a trama e agora é uma das principais é Norminha, interpretada pela atriz paraense Dira Paes. Adúltera, fogosa e ousada, Norminha traía o marido em plena luz do dia, com toda a vizinhança sabendo, mas nem por isso desceu do salto. A cena na qual Abel flagra a esposa com outro homem rendeu nada menos que 50 pontos no Ibope, um dos mais altos da novela. Com fórmulas prontas ou não, a iguaria indispensável para o sucesso das novelas é uma boa polêmica. (Folhapress)
sábado, 12 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário